• Carregando...
Falta de energia elétrica também afetou o abastecimento de água nas cidades atingidas pelos temporais.
Falta de energia elétrica também afetou o abastecimento de água nas cidades atingidas pelos temporais.| Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Mais de 40 municípios paulistas seguem com o abastecimento de energia elétrica comprometido neste sábado (4). Os cortes no fornecimento são consequência das tempestades acompanhadas de rajadas de vento que atingiram São Paulo nesta sexta-feira (3) – seis pessoas morreram em decorrência de quedas de árvores e muros.

A chuva foi acompanhada por rajadas de vento de até 104km/h, o que levou ao registro de mais de 1,2 mil chamadas por quedas de árvores pelo Corpo de Bombeiros. Dessa forma, a rede elétrica foi afetada e a distribuição de energia interrompida - mais de um milhão de pessoas estão sem o fornecimento regular de eletricidade.

De acordo com as concessionárias Enel, CPFL e EDP ainda há cortes de energia nas cidades de São Paulo, Osasco, Ourinhos, Avaré, Itapetininga, Sorocaba, Salto, Itu, Indaiatuba, Santos, Bauru, Jaú, Piracicaba, Americana, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, São Sebastião, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Poá, Guaratinguetá, Caraguatatuba, São José dos Campos, Taubaté, Lorena, Santa Branca, Pindamonhangaba, Jacareí, Caçapava, Monteiro Lobato, Cachoeira Paulista, Roseira, Tremembé, Aparecida, Cruzeiro, Jambeiro, Potim e Canas.

Falta de energia elétrica também afetou abastecimento de água no estado

A falta de energia elétrica também trouxe consequências no abastecimento de água nessas mesmas cidades. Na capital, a Sabesp solicitou que a população reduza o consumo até que os níveis dos reservatórios da companhia sejam restabelecidos. Por conta da falta de energia, houve paralisação em diversas instalações e estações elevatórias da Sabesp. Caminhões-pipa estão sendo usados de forma emergencial para suprir o abastecimento. Não há previsão de retorno do fornecimento normal de água.

Os pontos mais críticos no abastecimento de água na capital, segundo a companhia de saneamento, ficam nas regiões de Americanópolis, São Mateus, Itaquera, Vila Mariana, Vila Clara, Santa Etelvina, Guaianases, Cidade Tiradentes, Vila Mascote, Vila Santa Catarina, Vila Joaniza, Campo Grande, Jardim Promissão, Pedreira, Cidade Ademar, Chácara Flora, Morumbi e Capão Redondo. Na Grande São Paulo, o desabastecimento afeta os municípios de Itapecerica da Serra, Mauá, Cotia, Santo André, Diadema, Osasco, Barueri, Guarulhos, Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim e Suzano.

Na capital, 10 parques foram totalmente fechados à visitação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), fechou o acesso do público a vários parques da cidade até que sejam restabelecidas as condições adequadas de segurança para os visitantes. Os parques do Carmo, Nabuco, Santo Dias, Morumbi Sul, Vila dos Remédios, Guarapiranga, Aclimação, Previdência, Ibirapuera e Eucaliptos foram totalmente fechados.

Outras 7 unidades foram parcialmente afetadas pelos temporais, e tiveram algumas partes da área interna fechadas aos visitantes: Cemucam, Juliana de Carvalho Torres, Nebulosas, Ciência, Aterro Sapopemba, Linear Mongaguá, Raul Seixas, Oratório, Jardim Sapopemba, M'Boi Mirim, Independência, Cordeiro - Martin Luther King, Linear Córrego Bispo (em implantação), Nair Belo, Linear Rapadura, Anhanguera e Rodrigo de Gásperi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]