• Carregando...
Quase meio milhão de unidades consumidoras da Enel ainda estão sem energia neste domingo (13) em São Paulo.
Quase meio milhão de unidades consumidoras da Enel ainda estão sem energia neste domingo (13) em São Paulo.| Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia afirmou que irá exigir a “colaboração de todas as concessionárias na solução do problema” do restabelecimento de energia elétrica da Região Metropolitana de São Paulo. A manifestação foi feita neste domingo (13), após o MME cobrar um restabelecimento mais rápido da energia elétrica por parte da Enel e ter criticado uma suposta “falha de fiscalização” por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O ministro Alexandre Silveira convocou o presidente da Aneel, Sandoval Feitosa Neto, para que apresente, às 14h desta segunda-feira (14), um plano de contingência para o retorno do fornecimento de energia elétrica em São Paulo. De acordo com a Folha de S. Paulo, Feitosa Neto deve estar pessoalmente na capital paulista por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Silveira disse que não vai admitir “qualquer omissão”, e cobrou uma reunião entre Enel e Aneel, além das “demais equipes técnicas das distribuidoras de energia elétrica que possam auxiliar com planos de ações emergenciais para imediata resolução da situação em SP e região metropolitana”.

Ainda para este domingo é esperada uma reunião presencial entre a agência reguladora e outras oito distribuidoras: Neoenergia Elektro, EDP São Paulo, Energisa Sul-Sudeste, CPFL Piratininga, CPFL Paulista, CPFL Santa Cruz, CTEEP e Eletrobrás Furnas.

Segundo Enel, quase meio milhão de residências em São Paulo seguem sem energia

Em nota, a Enel informou que até as 14h30 de domingo 760 mil clientes da distribuidora ainda estavam sem energia elétrica. A maior parte deste contingente está na capital, quase meio milhão de residências fora da rede desde a noite de sexta-feira (11).

Os bairros mais afetados são Jabaquara, Campo Limpo, Pedreira e Jardim São Luís. Além da capital, os municípios mais impactados neste momento são Cotia, com 62 mil clientes sem energia; São Bernardo do Campo, com 47 mil; e Taboão da Serra, com 44 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]