Após quase um ano da promessa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), dizerem que acabariam com cracolândia, os usuários de droga do centro seguem na região e a cada semana migram para ruas diferentes. Desta vez, um cordão humano feito por cerca de 100 moradores de uma ocupação na região da Luz bloqueou a entrada dos usuários no entorno da Estação da Luz.
A estação é frequentada por milhares de pessoas todos os dias, além de ser a principal responsável pelas ligações entre outras linhas de metrô e o trem na capital paulista. O Movimento de Moradia na Luta por Justiça (MMLJ) foi o responsável pelo cordão humano impedindo a chegada do fluxo de usuários.
O grupo carregava cartazes pedindo que as autoridades garantissem o direito de liberdade de ir e vir. O cordão humano contou com homens, idosos, mulheres e crianças. Apesar da tentativa dos usuários de furarem o bloqueio, segundo as autoridades a manifestação transcorreu de forma tranquila.
No último ano a cracolândia já se instalou em muitas regiões do centro de São Paulo e a cada nova migração do fluxo, comércios são depredados. Santa Ifigênia, Cerqueira Cesar, Santa Cecília, Luz e Sé são alguns dos bairros que já abrigaram os usuários de droga.
Na última quarta-feira (08), houve relatos dos usuários do metrô que o fluxo da cracolândia chegou a invadir a Estação da Luz através de uma obra que fica na lateral da estação, no momento da invasão houve confusão e algumas pessoas correram para dentro das lojas e do próprio vagão do metrô para fugirem dos usuários.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, desde janeiro mais de 2.500 criminosos foram presos na região onde fica a cracolândia, isso representa cerca de 20% a mais do que o mesmo período de 2022.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF