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Tarcísio de Freitas (Republicanos) quer engatar pacote de privatização para alavancar infraestrutura do estado de São Paulo.
Tarcísio de Freitas (Republicanos) quer engatar pacote de privatização para alavancar infraestrutura do estado de São Paulo.| Foto: Fernando Nascimento/Governo do Estado de São Paulo

As privatizações e concessões propostas pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), têm a tônica de alavancar a infraestrutura do estado com investimentos na ordem de bilhões de reais vindos da iniciativa privada. Obras paradas e outras que ainda não saíram do papel são o foco da estratégia.

Devem entrar no programa de concessão e privatização proposto pelo governador a Companhia de Paulista Trens Metropolitanos (CPTM), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o metrô, o trem intercidades e o túnel Santos-Guarujá, além de rodovias.

Tarcísio pretende começar o programa de privatização com uma das maiores empresas de saneamento do mundo: a Sabesp atende mais de 28 milhões de pessoas. A expectativa da gestão estadual com a privatização da companhia é arrecadar aproximadamente R$ 60 bilhões. Segundo o governador, esse recurso será investido em obras de infraestrutura de água e esgoto para o todo o estado. Dessa forma, o Executivo paulista projeta antecipar a universalização do saneamento básico e do tratamento de água.

Outra obra de infraestrutura que foi retomada após 12 anos é a Linha 17-Ouro do monotrilho. Após a concessão com o consórcio Agis Construção S.A., o compromisso é entregar tudo pronto no primeiro semestre de 2026. O valor do novo contrato é de R$ 847 milhões.

No metrô, a expectativa é que com o programa de parcerias público-privadas (PPP) finalmente se iniciem as obras das linhas 19-Celeste (do centro de São Paulo a Guarulhos) e 20-Rosa (da Lapa a Santo André). As duas são uma promessa antiga para a população paulista, mas que o governo do Estado nunca conseguiu tirar do papel. As linhas 1, 2, 3 e 15 do metrô foram incluídas nos estudos de privatização e concessão. Os estudos serão entregues no ano que vem e o governador promete leilão para 2025.

No trem também haverá a participação da iniciativa privada. A gestão Tarcísio pretende arrecadar R$ 7,6 bilhões com o leilão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM. Segundo o Governo do Estado, a concessão deve ocorrer entre o fim de 2024 e início de 2025. Ainda sobre mobilidade, outro projeto pretendido pela atual gestão é a criação da Linha 14-Ônix, que conectará a cidade de Guarulhos ao ABC Paulista.

Ainda na esfera da mobilidade urbana, a gestão Tarcísio pretende mais um edital que contempla a rodovia Mogi-Bertioga e a rodovia SP-055, que passa por Santos, Praia Grande e Peruíbe. A expectativa é arrecadar R$ 4,3 bilhões de investimentos com esse trecho. Ainda não há uma previsão para o leilão.

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