Nesta sexta-feira (17), o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), assinou um contrato para retomar em 30 dias as obras de ampliação do canal de navegação Nova Avanhandava, na Região Noroeste do estado, que estão paradas desde 2019. O objetivo é finalizá-las em três anos a um investimento previsto de R$ 300 milhões.
O canal fica localizado no trecho da Hidrovia Tietê-Paraná em Buritama e o projeto pretende aprofundar em 3,5 metros um trecho com aproximadamente 16 quilômetros de extensão para permitir a navegação e o escoamento de cargas, evitando que a seca prejudique a circulação de embarcações pelo trecho. Desde 2014, a navegação pelo canal foi interrompida por um período total superior à dois anos devido à estiagem.
Com 2,4 mil quilômetros navegáveis, a Hidrovia Tietê-Paraná é estratégica para transportar produção agrícola ao Porto de Santos e conecta os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, onde a hidrovia possui 800 quilômetros de extensão. De acordo com o governo de São Paulo, em 2022, passaram pelo trecho paulista da hidrovia 1,4 milhão de toneladas de cargas, principalmente grão e farelo de soja, milho, cana-de-açúcar e areia. As obras também pretendem aprimorar a operação das Usinas Hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião