Pesquisa divulgada pela Paraná Pesquisas para a Prefeitura de São Paulo coloca Guilherme Boulos (PSOL) em primeiro e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) em segundo.| Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados e Prefeitura de São Paulo
Ouça este conteúdo

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou um levantamento, nesta quarta-feira (13) sobre a intenção de votos dos eleitores paulistanos para a disputa nas eleições municipais em outubro de 2024. Guilherme Boulos (PSOL) segue liderando a corrida eleitoral com 31,1% das respostas, seguido pelo atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 25,4%.

CARREGANDO :)

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece em terceiro lugar com 8,9% das intenções de voto. Já o ex-ministro do Meio do Ambiente Ricardo Salles (PL) ficou com 8,3%. Em quinto, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) com 5,4% e para fechar a pré-candidata do Partido Novo, Marina Helena, com 3,1%.

O instituto entrevistou 1.046 eleitores, entre os dias 6 e 9 de dezembro. A pesquisa possui um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3 pontos percentuais. O modelo de pesquisa adotado foi a “estimulada”, ou seja, quando o instituto diz as opções de candidato e o entrevistado escolhe um deles.

Publicidade

O Paraná Pesquisas também simulou um eventual segundo turno entre Guilherme Boulos e Ricardo Nunes. O atual prefeito venceu o deputado federal por 41,3% para Nunes, contra 39,8% para Boulos. O prefeito se destacou entre os homens, enquanto Boulos foi melhor com as mulheres.

Entre os quatro melhores colocados na pesquisa, a pesquisa questiona “quem os eleitores não votariam de jeito nenhum”. Ricardo Salles foi quem teve a maior rejeição com 43,6%, seguido por Guilherme Boulos 39,3%. Nunes ficou logo atrás com 38,4% e Tabata fecha com 35,2%.

Na mesma dinâmica, o Paraná Pesquisas questionou os entrevistados sobre “não o conhece suficientemente para opinar” – Ricardo Salles também aparece em primeiro com 16%, seguido por Tabata com 9,2%. Nunes e Boulos ficaram empatados tecnicamente com 2,6% e 2,7% respectivamente.

Avaliação da gestão de Nunes, Tarcísio e Lula

A administração Ricardo Nunes também foi avaliada pela pesquisa, sendo que 33,2% dizem ser boa ou ótima. Outros 35,1% acham regular e 30% ruim ou péssima. Por fim, 55,3% aprovam a gestão do atual prefeito, enquanto 41,1% desaprovam e outros 1,6% não sabem ou não responderam.

Na gestão estadual, os números foram: 36,2% acham a administração de Tarcísio de Freitas (Republicanos) boa ou ótima. Outros 31,8% regular e 30,2% dizem ser ruim ou péssima. Para 52,5%, a gestão de Tarcísio está aprovada e 43,8% desaprovam. Outros 3,7% não sabem ou não responderam.

Publicidade

Já no governo federal, 36,7% consideram a gestão do presidente Lula (PT) boa ou ótima, 28,4% dizem ser regular, enquanto 33,5% acham ruim ou péssima. A administração do petista é aprovada por 55,1%, enquanto outros 42% desaprovaram e 3% não sabem ou não responderam.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]