O Instituto Paraná Pesquisas divulgou um levantamento nesta terça-feira (20) sobre a intenção de votos dos eleitores paulistanos para a disputa da prefeitura de São Paulo. A pergunta espontânea, em que o eleitor menciona sua preferência de voto sem a apresentação de uma lista prévia de nomes, indica que a grande maioria do eleitorado ainda não definiu a escolha.
Não sabe ou não respondeu foi a resposta de 75,6% dos eleitores de São Paulo consultados na pesquisa sobre a eleição 2024. Ainda na pesquisa espontânea, Guilherme Boulos (Psol) aparece com 8,7% e Ricardo Nunes com 5,3% das intenções de voto. Na sequência estão Tabata Amaral (PSB) com 1,2%; Ricardo Salles (PL) com 0,7%; Kim Kataguiri com 0,6%; Fernando Haddad (PT) com 0,1% e Marina Helena (Novo) com 0,1%.
Em um cenário estimulado, no qual há a apresentação de nomes aos eleitores, Boulos aparece com 33% da preferência do eleitor da capital paulista, seguido pelo atual prefeito: Nunes tem 32% das intenções de voto, o que representa um empate técnico entre os dois. Tabata aparece em terceiro lugar (9,7%), à frente de Kataguiri (5,2%); Marina Helena (3,3%) e Padre Kelmon (PRD), com 0,7%.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.502 eleitores entre os dias 14 e 19 de fevereiro. A pesquisa possui um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 2,6 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: SP-01843/2024 para o cargo de prefeito de São Paulo.
O Paraná Pesquisas também perguntou aos eleitores qual fator vai influenciar na escolha. A opção “pelo projeto de governo que apresenta” lidera com 46,7% das respostas, seguida por “decidirá em quem vai votar na semana da eleição” com 22%. Em terceiro lugar está o critério “pelo apoio do presidente Lula (PT)”, com 16,5%. O “apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro” aparece com 12,4%. Não sabem ou não responderam somaram 2,3% do total na pesquisa para a eleição em São Paulo.
Nunes vence nos cenários projetados de segundo turno
O Paraná Pesquisas também simulou um eventual segundo turno entre Boulos e Nunes, demonstrando 43,3% da preferência dos votos para Nunes contra 39,6% para Boulos. O atual prefeito se destacou entre os homens consultados pela sondagem, enquanto Boulos foi melhor na opção das mulheres.
Em outra simulação de segundo turno, Nunes somou 48,3% dos votos, contra 28,8% de Tabata Amaral. No cenário entre Boulos e Amaral, o psolista levaria a melhor com 43,4% das intenções de voto, contra 30,4% de Tabata.
Em relação à rejeição dos pré-candidatos que estão na disputa pela eleição em São Paulo, Boulos lidera com 37,7% entre os entrevistados na pesquisa, seguido por Nunes com 32,4% e Tabata Amaral com 31,4%.
Paulistanos avaliam gestões de Nunes, Tarcísio e Lula
A mesma pesquisa também perguntou a opinião dos eleitores sobre a administração pública. A gestão de Nunes na capital paulista foi avaliada como boa ou ótima por 36,8% do total. Outros 34,8% acham regular e 26,7% ruim ou péssima. Por fim, 58,3% aprovam a gestão do atual prefeito, enquanto 38% desaprovam e outros 3,7% não sabem ou não responderam.
Na avaliação da gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente do Executivo estadual, 39,8% dizem que a administração é boa ou ótima. Outros 32% a consideram como regular e 26,7% dizem ser ruim ou péssima. Para 55,3%, a gestão de Tarcísio está aprovada, enquanto 40,6% a desaprovam. Outros 4,1% não sabem ou não responderam.
A pesquisa perguntou, ainda, a avaliação sobre o governo federal: 38,1% consideram a gestão do presidente Lula (PT) boa ou ótima e 28,4% dizem ser regular, enquanto 32,2% acham ruim ou péssima. A administração do petista é aprovada por 54,9%, enquanto outros 41,9% desaprovaram e 3,2% não sabem ou não responderam.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião