Um dos assuntos abordados pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, na reunião desta segunda-feira (26) com a bancada do partido e a presença de Jair Bolsonaro (PL), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), foi a importância de intensificar as campanhas de filiação ao partido por todo o estado paulista. Os deputados foram cobrados para realizarem eventos políticos em seus redutos eleitorais, de acordo com a apuração da Gazeta do Povo.
A meta do PL é eleger 200 prefeitos em São Paulo, na eleição municipal de 2024. Esse número impulsionaria o objetivo nacional de conquistar mil prefeituras em todo o Brasil no ano que vem, com foco de vencer nas principais capitais. Essa é uma das estratégias para facilitar a campanha para presidente em 2026. Caso o partido concretize o planejado, Valdemar entende que o caminho estará “asfaltado” e teria palanque político nos principais colégios eleitorais.
Após o pedido do presidente do PL, reforçado por Bolsonaro, as campanhas de filiação começaram a ser marcadas pelos deputados estaduais e federais. No próximo sábado (1) haverá um evento político do partido na Câmara de Vereadores de Sorocaba. São esperados Guilherme Derrite, secretário estadual de Segurança Pública de SP, e Carlos Cezar, líder do PL na Alesp.
De acordo com os dados do próprio partido, o PL tem o comando de 39 prefeituras em São Paulo. Isso corresponde a apenas 6% dos 645 municípios do estado. Valdemar almeja controlar 30% das cidades de São Paulo. Para isso, o partido precisa aumentar em cinco vezes a posição atual.
Para Isac Félix (PL), vereador e presidente do partido em São Paulo, o brasileiro fez da legenda uma potência nacional e isso pode ser potencializado. “As campanhas de filiação serão intensificadas. O povo brasileiro fez do PL o maior partido do Brasil”. O vereador lidera algumas campanhas de filiação em São Paulo para promover a legenda.
Maiores partidos do Brasil em número de filiados
Segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Liberal possui 770.228 filiados pelo Brasil. São Paulo lidera o ranking com mais de 140 mil, seguido por Minas Gerais, com 91 mil, e pelo Rio de Janeiro, com pouco mais de 50 mil filiados.
Com a chegada de Jair Bolsonaro ao PL, a expectativa de Valdemar em 2022 era atingir um milhão de filiados, porém o número ficou bem longe do objetivo. Por isso, o partido vem reforçando as campanhas de filiação por todo o Brasil para atingir a marca no pleito municipal de 2024.
Ainda de acordo com os números do TSE, o partido que mais possui filiados no Brasil é o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com mais de dois milhões de pessoas em todo o território nacional. Na segunda colocação está o Partido dos Trabalhadores (PT), com 1.623.546. Fechando o pódio está o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com um total de 1.327.446 filiados.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF