A Polícia Civil de São Paulo prendeu no sábado (11) o suspeito de comandar o atentado contra o assentamento Olga Benário, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Tremembé, no interior de São Paulo. No local, duas pessoas morreram e outras seis ficaram feridas na noita da última sexta-feira (10).
Antônio Martins dos Santos Filho, conhecido como “Nero do Piseiro”, teve a prisão temporária decretada pela Justiça. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do estado, ele foi apontado como mentor intelectual do atentando contra o MST e tem antecedente criminal por porte ilegal de arma de fogo.
Ainda de acordo com a pasta, a motivação do crime teria sido um desentendimento sobre a negociação de um terreno na área de assentamento de um movimento social. “O suspeito foi reconhecido por testemunhas que viram os criminosos chegando ao local em carros e motos e momentos depois, começaram a atirar”, informou a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
Os moradores do assentamento contam que, por volta das 23h, homens armados invadiram o assentamento com carros e motos, disparando contra as pessoas. Gleison Barbosa de Carvalho, de 28 anos, e Valdir do Nascimento, de 52 anos, morreram no local e foram velados no domingo (12) com a presença de ministros do governo Lula.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania anunciou no sábado (11) que vai oferecer assistência e proteção aos líderes e demais moradores do Assentamento Olga Benário. No domingo, a Justiça acatou o pedido de prisão temporária da Polícia Civil de São Paulo contra mais um suspeito do atentado no assentamento em Tremembé, que é procurado pelas autoridades policiais no estado.
Um terceiro homem foi preso logo após o crime por equipes da Polícia Militar por porte ilegal de arma de fogo. No entanto, o envolvimento dele no crime foi descartado. Segundo a investigação, há indícios de que ele teria ido ao local para prestar socorro às vítimas.
A Gazeta do Povo não conseguiu localizar a defesa do suspeito Antônio Martins dos Santos Filho. O espaço segue aberto para manifestação.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião