
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), exonerou nesta quinta-feira (30) o capitão da Polícia Militar (PM) Raphael Alves Mendonça. Lotado na Assessoria Militar do Gabinete do prefeito, ele era responsável pela segurança de Nunes e a família dele. O Ministério Público investiga Mendonça por suspeita de vazar informações para a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Mendonça já chefiou o setor de inteligência da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), uma das unidades mais estratégicas da Polícia Militar de São Paulo. Em manifestação pública, a gestão de Ricardo Nunes falou sobre a exoneração do profissional suspeito de relações com o PCC, esclarecendo que ele trabalhou na Assessoria Policial Militar da prefeitura de junho de 2024 a janeiro de 2025 "em funções administrativas e, eventualmente, na escolta do prefeito. A seleção e movimentação desses profissionais são de responsabilidade da PM.”
A exoneração foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. Com isso, Mendonça perde a gratificação salarial pelo trabalho na assessoria militar de Nunes. Apesar da investigação, ele segue integrando o quadro da PM.
O capitão não é investigado pelo homicídio do homem que ficou conhecido como delator do PCC, Vinícius Gritzbach, ocorrido em 8 de novembro no aeroporto de Guarulhos. O nome dele aparece em uma denúncia anônima de março do ano passado, que o acusa de repassar informações à facção. A mesma denúncia levou à apuração do homicídio de Gritzbach.
Sobre o caso, a Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo informou que "as investigações seguem em andamento".
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião