O deputado federal Ricardo Salles (PL) disse à Gazeta do Povo que “aguarda Bolsonaro voltar de viagem” para definir sobre a pré-candidatura à prefeitura de São Paulo.
No mês passado, após uma declaração de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, dizendo que Jair Bolsonaro (PL) apoiaria a reeleição de Ricardo Nunes (MDB), a candidatura de Salles esfriou na capital paulista. Agora, um novo fôlego apareceu com recente pesquisa da AtlasIntel que apontou uma boa colocação do ex-ministro bolsonarista com o eleitor.
Em outubro, Costa Neto havia dito que assinaria uma carta liberando Salles do partido para disputar a eleição paulista sem precisar perder o mandato de deputado. Meses depois, ao jornal O Globo, o presidente do PL disse que “Bolsonaro deu o assunto por encerrado e 'vamos de Ricardo Nunes'”.
No dia seguinte, ainda em dezembro, salles disse em entrevista para a Gazeta do Povo que, a pedido de Bolsonaro, havia desistido de deixar o PL e que não aceitaria ser vice na disputa paulista. Com essa declaração, Salles estava praticamente fora da disputa para a prefeitura de São Paulo.
Então, uma nova pesquisa eleitoral divulgada no último domingo (31) colocou Salles junto com Nunes em segundo lugar, atrás do pré-candidato Guilherme Boulos (Psol). O ex-ministro agora diz que está “aguardando Bolsonaro voltar de viagem” - o que é esperado para a próxima semana - para decidir sobre o futuro da sua candidatura na capital paulista.
Segundo apuração da Gazeta do Povo, deputados estaduais de direita têm insistido com o ex-presidente Bolsonaro para que ele apoie seu ex-ministro. Por outro lado, Costa Neto segue insistindo no nome do atual prefeito para manter a aliança que existe há anos na capital paulista entre PL e MDB.
Pesquisa aponta para empate entre Salles e Nunes
Na pesquisa AtlasIntel, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) confirma a liderança na preferência do eleitorado paulistano, com 29,5% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatados tecnicamente, aparecem o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 18%, e Ricardo Salles (PL), com 17,6%.
Em quarto lugar na pesquisa está a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 6,2%, seguida pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), com 5,3%. Marco Vinholi (PSDB) aparece com 0,8% e Marina Helena (Novo) com 0,6%. Brancos e nulos somam 8% e não sabem ou não responderam foram 14% dos entrevistados.
A pesquisa indica uma margem de erro de 2,5%. Foram entrevistadas 1,6 mil pessoas na cidade de São Paulo, no período de 25 a 30 de dezembro de 2023. O nível de confiança é de 95%.
Pesquisa aponta vitória de Boulos em caso de segundo turno com Ricardo Salles
A AtlasIntel consultou os entrevistados sobre um eventual segundo turno em São Paulo. O primeiro cenário projetado pela pesquisa foi entre Boulos e Salles. O pré-candidato do Psol ficou com 37% das intenções de voto e Salles com 31,5%. Não sabem, nulo ou branco totalizaram 31,5%.
Outro cenário apresentado foi entre Boulos e Nunes. O atual prefeito de São Paulo ficou com 37,2% das intenções de voto e Boulos aparece com 33,8%. Não sabem, nulo ou branco representaram 29% dos entrevistados.
Entre Nunes e Salles, o atual prefeito também tem vantagem. Nunes aparece com 29,6% contra 22,8% de Salles. Não sabem, nulo ou branco estiveram entre 47,6% dos entrevistados.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião