O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, confirmou aos membros da sigla que deve liberar o deputado federal Ricardo Salles para saída do partido para que ele possa concorrer à Prefeitura de São Paulo em 2024. A articulação foi feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pretende apoiar o ex-ministro do Meio Ambiente e aliado político.
Costa Neto pretende entregar a carta de liberação de Salles nas próximas semanas, com isso o parlamentar não perderá o mandato na Câmara do Deputados. O ex-presidente da República ensaiou apoio ao atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), mas após declarações contra Bolsonaro, ele decidiu ter candidato próprio em São Paulo e, em caso de um segundo turno contra Guilherme Boulos (PSOL), Bolsonaro aceitaria apoiar Nunes.
Salles tem intensificado a sua pré-campanha nas redes sociais. Na maioria das publicações o deputado ataca o atual prefeito ou o líder das pesquisas para a prefeitura de São Paulo, o deputado federal Boulos. Com a saída de Salles do PL, o partido ainda pretende indicar um nome para vice na chapa de Nunes. Fabio Wanjgarten, ex-chefe da Secom em Brasília, é o nome mais forte para compor a candidatura com Ricardo Nunes.
Em entrevista ao Antagonista, Salles declarou que vai sair candidato. "Por algum partido, eu vou”, afirma o parlamentar. Em algumas pesquisas internas de partidos, o nome de Salles tem aparecido em segundo lugar nas intenções de voto atrás apenas de Boulos e na frente do atual prefeito, que para muitos não é um político de direita e não faria ao candidato da extrema esquerda.
Recentemente em um vídeo divulgado, Bolsonaro disse que “apesar do temperamento do Salles ser um pouquinho exaltado, de vez em quando, tenho esperanças de que ele terá sucesso em São Paulo”, confirmando a preferência pelo ex-ministro.
Em nova pesquisa divulgada, Salles aparece em segundo
Segundo a nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de São Paulo da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC), divulgado nesta sexta-feira (27), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) aparece em primeiro lugar com 23,1%, seguido pelo também deputado federal Ricardo Salles (PL) com 15,4%.
Em terceiro colocado na pesquisa está o apresentador José Luiz Datena (PDT) com 13,6%, o atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB) ficou em quarto lugar com 11,6%. Para fechar o ranking, outros dois deputados federais: Tabata Amaral (PSB) com 6% seguida por Kim Kataguiri (União Brasil) com 4,6%; brancos e nulos somados vencem todos os pré-candidatos com um total de 25,7% das intenções de votos.
A Associação dos Empreendedores entrevistou 2.002 eleitores paulistanos de todas as cinco regiões respeitando a proporcionalidade de cada subprefeitura. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 18 de outubro e possui uma margem de erro de até 2,2%.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF