Rota e MP prendem suspeito de planejar novo plano de fuga de Marcola e líderes do PCC.| Foto: Divulgação/Secretaria da Segurança Pública de São Paulo
Ouça este conteúdo

A Polícia Militar e o Ministério Público de São Paulo anunciaram nesta quarta-feira (11) a prisão de um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em Sorocaba (SP). O suspeito é o responsável pelo setor da facção conhecido como "Restrita Tática", que planejaria o resgate das lideranças do PCC em penitenciárias de segurança máxima.

CARREGANDO :)

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Duas armas e munições foram apreendidas. De acordo com a investigação, o suspeito preso estava à frente de um novo plano para resgatar Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, da penitenciária de segurança máxima em Brasília. Outros membros do PCC, também presos no local, seriam beneficiados com a fuga.

Segundo apuração da Gazeta do Povo, o suspeito pertence a uma nova ala do PCC formada após um racha interno. Recentemente nomeado como "sintonia" (líder) da facção, o suspeito foi encarregado de formular o plano de fuga e recrutar participantes para executar a ideia.

Publicidade

A operação Degola foi mantida em sigilo pela Secretaria da Segurança Pública paulista. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi informado da operação poucas horas antes de ser deflagrada. Os mandados foram cumpridos pela Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

Polícia prende suspeito de fornecer armas e treinamento para o PCC

Em operação na zona leste de São Paulo, a Polícia Militar prendeu nesta quarta-feira (11) um homem foragido em São Mateus. Conhecido como "Professor", ele é suspeito de integrar o PCC e de fornecer armamento e treinamento para membros da facção.

Segundo o boletim de ocorrência, uma equipe da Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) estava em patrulhamento quando notou o comportamento suspeito do homem. Durante a abordagem, ele apresentou um documento falso. Após a verificação, os policiais descobriram que o suspeito tinha dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas, porte ilegal de armas e participação em organização criminosa.

Os policiais também foram até a casa do suspeito, onde foram encontrados um fuzil, duas pistolas de fabricação artesanal, três carregadores para o armamento, coldre, luneta e mais de cem munições, além de cinco celulares, dois drones e duas motos, sendo uma delas produto de furto.

O suspeito está preso na 49° Distrito Policial, em São Mateus. Ele responderá por apreensão de veículo, captura de procurado, receptação, porte ilegal de arma e uso de documento falso.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]