A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) concedeu a maior honraria, o colar de Honra ao Mérito Legislativo para o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) nesta segunda-feira (16). O parlamentar que tomou posse em março não aprovou nenhum projeto até o momento na atual legislatura.
A medalha foi indicada pelo deputado estadual Barros Munhoz (PSDB), que está em seu sétimo mandato na Casa e também foi homenageado com a mesma honraria no final da mesma sessão. Já o petista teve o seu primeiro mandato na Alesp, em 1979, e voltou neste ano como o parlamentar mais votado entre os 94 eleitos.
Suplicy também foi senador por três mandatos durante 24 anos, vereador da cidade de São Paulo, deputado federal e secretário de Direitos Humanos e Cidadania na gestão do prefeito Fernando Haddad (PT).
Aproximadamente 30 deputados acompanharam a solenidade de diversos partidos, inclusive da base aliada, entre eles, o líder do governo, Jorge Wilson (Republicanos) que fez um discurso em homenagem a Suplicy. O secretário de Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab também compareceu e prestou sua homenagem.
Suplicy discursou por quase uma hora, agradeceu a todos que fizeram parte da sua trajetória. “Gostaria de viver para ver a implementação da Renda Básica de Cidadania, tal como prevê a Lei 10.835/2004. Apresentei em 1991, o primeiro projeto para garantir a renda mínima o que resultou em 2002 nos programas: Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxilio Gás e o Bolsa Família que depois unificou tudo. Isso diminui fortemente a pobreza extrema”, declarou o parlamentar que finalizou o seu discurso cantando a música: Blowin' in the Wind, de Bob Dylan.
No atual mandato, o deputado do PT protocolou quatro projetos de lei, entre eles, a matéria que propõe o Dia Estadual da Cannabis Terapêutica. Nenhum dos projetos foi aprovado pela Casa até o momento. São eles:
- PL 1473/2023 - Institui o serviço de Disque-Denúncia das Comunidades Terapêuticas.
- PL 1470/2023 - Institui o "Dia Estadual da Cannabis Terapêutica", incluindo-o no Calendário Oficial do Estado.
- PL 1469/2023 - Institui o "Dia Estadual da Redução de Danos", incluindo-o no Calendário Oficial do Estado.
- PL 1357/2023 - Estabelece a Linha Oficial de Pobreza do Estado.
Em nota, a assembleia esclarece que o colar não precisa passar por votação em plenário, basta uma indicação de algum parlamentar e aprovação da Mesa Diretora. “Criado em 2015, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo não depende de aprovação do Plenário e pode ser concedido pelos parlamentares uma única vez a cada legislatura. A deliberação acerca da homenagem é exclusiva da Mesa Diretora e a convocação de sessão solene ocorre pelo presidente. A honraria é entregue àqueles que tenham contribuído com o desenvolvimento social, cultural ou econômico do Estado de São Paulo”, explica.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF