Preso o suspeito de envolvimento no assassinato de Vinicius Gritzbach, delator do PCC, no aeroporto de Guarulhos.| Foto: Rovena Rosa / Arquivo / Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Um dos suspeitos de participar do ataque a Antônio Vinícius Gritzbach, delator do PCC morto no aeroporto de Guarulhos no início de novembro, foi preso nesta sexta-feira (6) em São Paulo. A prisão de Marcos Henrique Soares é a primeira após o assassinato. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-SP), ele teria auxiliado na fuga de outro envolvido no crime.

CARREGANDO :)

Além do preso, os policiais da Rota que atuaram no caso apreenderam diversas munições de fuzil encontradas no local onde o suspeito foi apreendido. Ele vinha sendo monitorado pela força-tarefa da SSP-SP que investiga o crime e teve a localização identificada pela Rota após ser seguido até um imóvel na Zona Leste da capital.

De acordo com a SSP-SP, o homem preso também seria responsável por fornecer telefones celulares para o grupo de criminosos do PCC. Além disso, ele teria auxiliado Kauê do Amaral Coelho, de 29 anos, a fugir para o Rio de Janeiro.

Publicidade

Em nota enviada ao G1, a defesa de Marcos Soares afirmou que "o jovem tem vida absolutamente imaculada e sem qualquer passagem policial. Nunca foi afeto a armas ou munições, sendo que tais materiais não são de sua propriedade e não estavam em seu poder quando da apreensão."

O advogado Luiz Eduardo de Almeida Santos Kuntz afirmou ainda que a defesa tem diversos meios para provar que não é verdade que Marcos Soares teria levado Amaral Coelho ao Rio de Janeiro.

"Compreende-se a vontade e voluntariedade das polícias (Civil e Militar) em desvendar os fatos, todavia, não serão toleradas e nem admitidas quaisquer manobras para atribuir os fatos a pessoa inocente, ficando registrado que os culpados por tal erro serão devidamente responsabilizados", afirmou.

Polícia ainda procura outros envolvidos no assassinato do delator do PCC

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo está oferecendo uma recompensa de R$ 50 mil para quem tiver informações sobre o paradeiro de Amaral Coelho, que será preso assim que localizado, por ter avisado sobre a presença do delator do PCC Vinícius Gritzbach no terminal do aeroporto de Guarulhos.

Conforme as investigações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ele é um dos maiores envolvidos no crime e foi identificado após uma extensa análise de câmeras de segurança, principalmente do saguão do terminal 2 do aeroporto.

Publicidade

"Nós começamos um trabalho intenso, integrado entre as forças policiais, para tentar solucionar esse caso o mais rápido possível. Nesse contexto, uma série de imagens do sistema do aeroporto e das proximidades analisadas pelo DHPP nos levaram à identificação e qualificação do primeiro indivíduo confirmado como um dos autores desse homicídio", disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante coletiva de imprensa.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por sua vez, se manifestou sobre a prisão nas redes sociais. "Após um trabalho de inteligência, policiais de ROTA acabam de prender um dos criminosos envolvidos no assassinato de Vinicius Gritzbach, ocorrido no aeroporto de Guarulhos. Ele foi preso com munições de fuzil e está sendo conduzido ao DHPP", publicou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]