Coronel Aleksander Lacerda, que se posicionou contra ministros do STF, é subchefe do Estado Maior da gestão Tarcísio de Freitas.| Foto: Reprodução/Redes sociais Aleksander Lacerda
Ouça este conteúdo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), condecorou com a medalha “Valor Militar”, em grau ouro, o coronel da ativa Aleksander Lacerda. Em 2021, o militar publicou em redes sociais que “sentia nojo do STF”, pediu a saída do ministro Edson Fachin e chamou de covarde o ministro Luís Barroso. Lacerda está na PM desde o início da década de 1990.

CARREGANDO :)

Em 21 de junho foi publicada em Diário Oficial do estado de São Paulo a condecoração do coronel, assinada pelo governador. “A medalha Valor Militar, em grau Ouro, refere-se ao bom, leal e relevante serviço prestado ao estado de São Paulo, por mais de 30 anos nas fileiras da corporação”, diz a Polícia Militar (PM).

Logo após a gestão Tarcísio assumir o Palácio dos Bandeirantes, Lacerda foi nomeado subchefe do Estado Maior – um dos cargos mais cobiçados na PM por ser responsável pela condução dos estudos estratégicos da corporação, além de auxiliar na tomada de decisões pelo alto comando da polícia.

Publicidade

Em 2021, o então governador paulista João Doria (PSDB), criticou a postura do coronel e decidiu afastá-lo do cargo. Na época, Lacerda era responsável pelo Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7) em Sorocaba, que engloba 78 municípios na região.

O coronel comandou batalhões em muitas áreas da capital e interior do estado de São Paulo. O militar se formou no início dos anos 90 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Lacerda responde processo que foi aberto em 2021 pelos posicionamentos públicos que assumiu. O caso tramita no Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJM-SP). Em caso de condenação, o coronel pode ser preso por até um ano por publicar ou criticar publicamente atos de superiores.

Algumas das publicações do coronel da PM Aleksander Lacerda:

  • "Sinto nojo do STF".
  • "Vergonha! Edson Fachin arquiva quinto inquérito que investiga Renan Calheiros na Lava-Jato. Fora Fachin!"
  • Em uma matéria que dizia “Pacheco não vê fundamentos para impeachment de Alexandre Moraes” o coronel comentou: “Covarde! Honre seu estado que nos deu Tiradentes, JK, Tancredo e tantos outros”.
  • Em outro post, o militar retrata o ministro Luís Roberto Barroso como "agente do serviço secreto da União Soviética (KGB)".
Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]