
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou um edital para dobrar o número de radares de trânsito no estado ainda neste primeiro semestre. Segundo apuração da Gazeta do Povo, os radares devem estar operando até o final de maio.
O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) justificou a medida como uma estratégia para reduzir acidentes. “A presença dos dispositivos incentiva o respeito aos limites de velocidade, melhora o tempo de reação dos motoristas e reduz a gravidade de impactos. Estudos apontam a velocidade excessiva como um dos principais fatores em acidentes fatais”, declarou o órgão.
Em nota enviada à Gazeta do Povo, o DER afirmou que o objetivo da ampliação é “evitar acidentes com vítimas fatais”. As rodovias paulistas contam com 585 radares. Com a nova aquisição, o número subirá para 1.234, um aumento de 99,7%. Os equipamentos serão instalados em rodovias não concedidas à iniciativa privada, e o investimento previsto é de cerca de R$ 83 milhões.
O DER detalhou os critérios para a instalação dos novos radares. “Os equipamentos serão posicionados em trechos críticos das rodovias estaduais, identificados como os de maior índice de acidentes. A medida busca ampliar a segurança dos usuários e salvar vidas. Os radares contratados serão do tipo fixo-controlador e fixo-redutor, sem uso para captação de velocidade média”, afirmou o órgão.
Como ministro, Tarcísio reduziu radares para "combater a indústria da multa"
Quando foi ministro da Infraestrutura no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio reduziu o número de radares em rodovias federais de 4 mil para 1,9 mil, alegando então combater a chamada “indústria da multa”.
Durante a campanha eleitoral de 2022, Tarcísio evitou discutir o tema por receio de desgastar sua base de apoio. Quando questionado, limitava-se a dizer que eram necessários estudos. Agora, desde o lançamento do edital para as rodovias paulistas, ele não se posicionou abertamente.
O ex-secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana e professor de engenharia da Universidade Mackenzie, Darío Rais Lopes, defendeu a medida adotada pela gestão paulista. “Os radares são uma das ferramentas mais eficazes para reduzir a velocidade e, consequentemente, os acidentes”, afirmou.
Lopes pontua que a antiga redução de radares nas rodovias federais foi uma determinação de Bolsonaro, e não de Tarcísio. “A iniciativa partiu do ex-presidente. Agora, a decisão é do governador, coerente com seu perfil técnico.”
Para o ex-secretário, a medida enfrentará resistência popular, mas terá ganhos na segurança viária. “Parte da população é contrária aos radares, mas com o tempo os benefícios ficarão evidentes. O número de acidentes e vítimas deve cair significativamente”, apostou.
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