O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) selaram a paz em um almoço no Palácio dos Bandeirantes na última segunda-feira (11). O encontro foi articulado pelo deputado estadual Lucas Bove (PL).
Tarcísio e Salles estavam brigados há pelo menos um ano, quando o ex-ministro do Meio Ambiente durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) criticou o governador paulista durante a discussão da reforma tributária em Brasília. Salles também ficou frustrado quando Tarcísio preferiu apoiar a reeleição de Ricardo Nunes (MDB) para a prefeitura de São Paulo, enquanto tinha planos de ser o escolhido para representar a direita com candidatura própria. Aliados dizem que o desentendimento se renova desde quando os dois eram ministros de Bolsonaro.
O encontro desta semana entre Tarcísio e Salles durou mais de três horas. “Discutimos o futuro. Houve elogios mútuos. O passado ficou para trás. Ambos foram grandes, como deve ser o governador de São Paulo e o quinto deputado mais votado do país. Foi uma conversa muito amistosa e agradável. Estamos alinhados”, afirmou Bove à Gazeta do Povo.
"Tarcísio é um grande governador e precisamos apoiá-lo", diz Salles
O deputado Ricardo Salles disse à Gazeta do Povo que o encontro foi cordial e as diferenças ficaram no passado. “Foi supercordial. Tratamos de todos os assuntos. Isso [das críticas] está superado, passamos a régua e vamos olhar para frente”.
“O Tarcísio é um bom governador e faz um bom trabalho. Acho que a gente precisa apoiá-lo, que a luta também não é fácil”.
Ricardo Salles, deputado federal (PL-SP)
Sobre as eleições municipais e o apoio de Tarcísio a Nunes, Salles disse que também abordou esse assunto, mas entende a posição do governador. “Conversamos sobre todos os assuntos e esse também. Entendo a posição dele e está resolvido”.
Sobre uma possível participação na gestão estadual, Salles descarta, mas se coloca à disposição do Executivo paulista. “O que ele precisar da minha parte, pode contar comigo, estou no Legislativo e por lá ficarei, mas o que ele precisar e eu puder ajudar, estou à disposição”, argumenta.
Segundo apuração da Gazeta do Povo, Tarcísio e Salles devem voltar a aparecer juntos em eventuais agendas da direita, algo que não acontecia há mais de um ano. O encontro dos dois ex-ministros foi comemorado por Bolsonaro.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF