O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), enfrenta a tarefa de escolher um novo integrante para o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O nome escolhido será um dos três apontados na lista tríplice da categoria.
Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão com as fichas na mesa apostando em seus preferidos. O ministro Kassio Nunes Marques defende a indicação da primeira colocada da lista, Débora Brandão. No outro lado, o ministro André Mendonça trabalha nos bastidores por Marcelo Tacca, terceiro colocado. O segundo da lista é Adriano Caleira.
A vaga em questão é para juiz do quinto constitucional, o que significa que o escolhido não precisa ser juiz de carreira, podendo ser um advogado. Apesar da proximidade dos ministros com Jair Bolsonaro (PL), segundo apuração da Gazeta do Povo, o ex-presidente não quis interferir na escolha de Tarcísio.
A lista tríplice foi entregue em 31 janeiro ao governador paulista, que tem até o dia 20 de fevereiro para tomar a decisão.
Vaga no TCE influenciará decisão de Tarcísio sobre o TJ-SP
No ano passado, o governador de São Paulo escolheu o deputado Marco Bertaiolli para a vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), o que contrariou Mendonça, que apostava no advogado Maxwell Vieira. Com esse histórico, é possível que o governador escolha o indicado de Mendonça desta vez, ou seja, o advogado Marcelo Tacca, terceiro da lista tríplice.
Durante a gestão de Tarcísio à frente do governo de São Paulo, ainda serão nomeados três conselheiros para o TCE. Todas as vagas serão preenchidas em 2025, duas delas de escolha dos deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e uma de escolha de Tarcísio. Como o chefe do Executivo paulista tem maioria na Alesp, os outros dois nomes também devem ter o aval dele.
Lista de conselheiros do TCE de São Paulo que serão substituídos durante a gestão Tarcísio de Freitas:
- Robson Marinho (vaga da Alesp) - aposentadoria no 1º semestre de 2025
- Antonio Roque Citadini (vaga do governador) - aposentadoria no 2º semestre de 2025
- Sidney Beraldo (vaga da Alesp) - aposentadoria no 2º semestre de 2025
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF