Prestes a completar 50 anos de existência, a linha 1-azul do metrô de São Paulo, que liga as regiões norte e sul, deve ser leiloada em 2025. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja incluir a linha no lote de concessão da nova linha 20-rosa, que será responsável pela ligação da capital com o ABC paulista.
Para o governador de São Paulo, a mobilidade é "a bola da vez" no estado. Em evento nesta segunda-feira (8), Tarcísio assinou a autorização para o início dos projetos da estação ABC da linha 10-turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A linha 1-azul é a mais antiga do Brasil. As obras iniciaram em 1968 e foram concluídas em 1974. Em setembro deste ano, a linha completará 50 anos. Além de ser pioneira no Brasil, a linha passou por mudança de nome. Quando foi inaugurada, não possuía número e nem cor, sendo conhecida apenas por “linha norte-sul”. Com a construção de outras linhas ao longo dos anos, foi rebatizada.
Tarcísio pretende privatizar a integralidade do metrô de São Paulo até 2026
O anúncio do governador paulista sobre a privatização da linha 1-azul está alinhado com o programa de concessão do metrô e das linhas de trem que cortam o estado, dentro da sua bandeira de desestatização. Das seis linhas de metrô de São Paulo, quatro são públicas e operadas pelo metrô (2-verde, 3-vermelha, 1-azul e 15-prata) e duas são privatizadas (linha 4 -amarela, operada pela Via Quatro, e linha 5-lilás, sob responsabilidade da Via Mobilidade).
“A gente está estudando muito a questão das concessões das linhas CPTM e metrô. Nesse objetivo, por exemplo, no caso das linhas de metrô, a gente está estudando a possibilidade de fazer a concessão da linha 3 com a linha 16 para atender a zona leste de São Paulo. A linha 2, que também é uma prioridade, viria junto com a linha 19”, afirmou Tarcísio.
As linhas 16 e 19 citadas pelo governador ainda não existem, e para viabilizar a construção, Tarcísio pretende concedê-las à iniciativa privada. A linha 19-celeste terá cerca de 17 quilômetros e ligará Guarulhos ao centro de São Paulo. A linha 16-violeta ligará parte da zona leste ao centro, com 32 quilômetros de extensão. Ainda neste ano o governador pretende privatizar as linhas de trem que estão sob responsabilidade do estado: 11-coral, 12-safira e 13-jade da CPTM.
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