Na última quarta-feira (20), em discurso contra o Hamas e em favor de Israel, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi ovacionado pela comunidade brasileira em Ra’anana, cidade no distrito central do país, distante cerca de 20 quilômetros da capital Jerusalém. O auditório com capacidade para 400 pessoas estava lotado e muita gente que queria participar precisou ficar de fora.
"Se engana quem pensa que aquela turma dos terroristas do Hamas quer um Estado palestino, não querem. Está claro que eles querem a destruição de Israel, e esse é só o começo. E impressiona como o mundo, autoridades e líderes não tenham percebido o risco que nós corremos. Porque se eles tomassem conta dessa região, se Israel não estivesse aqui, a civilização ocidental ia acabar", disse Tarcísio.
O governador de São Paulo destacou ainda o papel de Israel para fazer frente à expansão do Hamas para outros territórios. "Esse fundamentalismo agressivo que não tem nada de Deus, não tem nada de religioso, não tem nada de bom. E é impressionante, mas a harmonia mundial depende do estado de Israel. É o Estado de Israel que vai impedir o avanço do terror e do terrorismo e nós temos de estar juntos", disse Tarcísio.
Mostrando alinhamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e fazendo uma crítica indireta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - que criticou o Estado de Israel e foi elogiado pelo grupo terrorista Hamas - Tarcísio afirmou que "nunca tivemos dúvida de qual era o lado certo da história".
O governador paulista afirmou ainda que a visita à Israel foi importante para difundir a "verdade" e que é preciso "contar essa história de horror que nós vimos", se referindo ao vídeo apresentado pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) que compila em 47 minutos mais de sete horas de gravação do ataque realizado pelo Hamas em outubro de 2023.
"Estar presente aqui nos dá oportunidade de aprofundar, de pegar mais elementos para que a gente possa contar a história verdadeira, para que nós possamos atuar como porta-vozes da verdade", disse ele.
Desde domingo (17) até a madrugada dessa sexta-feira (22), Tarcísio embarcou em uma viagem oficial para Israel ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com o objetivo de estreitar os laços diplomáticos com o país e apoiá-lo na guerra contra o grupo terrorista Hamas.
- Líder de sinagoga pichada teme mais violência após “aval” de Lula
- Em Israel, Feliciano diz que embaixada brasileira boicotou evento com Caiado e Tarcísio
- Ida a Israel contra Lula reforça Caiado e Tarcísio como sucessores de Bolsonaro para 2026
- Israel diz que 17% dos funcionários da agência da ONU em Gaza são de organizações terroristas
- Rússia e China vetam primeira resolução em que EUA pediam cessar-fogo em Gaza
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF