Painéis luminosos para destacar o cruzamento das avenidas Ipiranga e São João é uma proposta do poder público contemplada em meio à iniciativa de revitalizar o centro da cidade de São Paulo. Apelidado de “Times Square paulistana”, o projeto de um corredor cultural é debatido em parceria entre a prefeitura e o governo do estado.
A proposta envolverá a troca de prédio públicos entre as gestões municipal e estadual. A prefeitura disponibilizará ao governo do estado três prédios: o antigo Cine Marrocos, um galpão localizado ao lado e o Hotel Esplanada. Ainda não está definido se as instalações serão comercializadas por preços simbólicos ou cedidas ao governo. Por sua vez, a gestão estadual ficará responsável por instalar hotéis, espaços de convenção e centros de convivência nesses locais.
Como parte do acordo, o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) cederá à prefeitura dois prédios que abrigam as sedes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo e do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo. A gestão municipal manifestou interesse em transferir a sede da Secretaria da Educação, localizada na zona sul de São Paulo, para esses dois imóveis.
Essa iniciativa está atrelada à tentativa de Tarcísio e do prefeito Ricardo Nunes (MDB) em reabilitar o centro da cidade e atrair investidores para a região.
O secretário estadual de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif, disse à Gazeta do Povo que essas trocas estão previstas no projeto do governo do estado que pretende transformar a região na “Esplanada dos Bandeirantes”.
Legislação de Kassab pode barrar painéis luminosos em São Paulo
Além da vantagem estética atrelada aos painéis luminosos - que vão cobrir prédios antigos e abandonadas - a prefeitura de São Paulo enxerga a possibilidade de faturamento com o aluguel do novo espaço para grandes empresas. A associação Pró Centro, que contribuiu para a revitalização da região, manifestou apoio ao projeto, enquanto Nunes espera amenizar os problemas relacionados à cracolândia.
Apesar de o projeto contar com investidores interessados, há um obstáculo: uma legislação municipal que impede os painéis luminosos na cidade de São Paulo. A lei Cidade Limpa (14.223/2006), criada na gestão do ex-prefeito e atual secretário de Governo Gilberto Kassab (PSD), retirou todos os outdoors da cidade e padronizou a fachada dos comércios. A gestão municipal estuda enviar uma alteração à lei vigente para a Câmara dos Vereadores de São Paulo.
Governo Lula busca respaldo internacional para pressionar regulamentação das redes sociais
Governo quer limitar uso de armas por policiais e vincular verbas federais a novas normas
Braga Netto preso e o alerta para Bolsonaro; ouça o podcast
“Extremamente grave”, diz médico de Lula sobre sangramento e risco de morte
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião