• Carregando...
 |
| Foto:

Fique atento !

Variedade esconde armadilhas e benefícios

Além das três dietas analisadas pela reportagem, existe uma variedade de outros tipos que são comumente usadas pelos brasileiros. Algumas delas, segundo os especialistas, têm bases científicas e podem ser aplicadas. "Uma das que esteve na moda é a dieta da proteína (elaborada pelo médico norte-americano Robert Atkins). Nela, corta-se o consumo de carboidratos e aumenta-se o de proteínas. É uma dieta que mostrou resultados. Por outro lado, é difícil mantê-la por um longo período", diz o nutrólogo Rodrigo Furtado.

Para a nutricionista Vanessa Leonel, outras dietas são criadas sem o menor fundamento nutricional. "Existem diversas delas que prometem milagres, mas que são um enorme erro. Desconfie quando ela é muito restritiva: quando corta vários tipos de alimentos. Nosso organismo precisa de nutrientes vindos de diversas classes alimentares. O importante é o quanto se consome de um alimento, e não somente o que se consome", diz.

Dietas

Da Lua

O que é: quem nunca ouviu falar desta clássica dieta? Segundo ela, durante as mudanças de fase da lua, o praticante deve consumir apenas líquidos – como água, sucos e sopas não calóricos. Essa restrição alimentar deve perdurar pelas 24 horas seguintes à mudança lunar. Como ela acontece quatro vezes por mês, muitos adeptos acreditam ser possível emagrecer até 4 kg em 30 dias.

Veredito: embora enraizada na cultura brasileira, esta dieta não funciona! Segundo o nutrólogo Rodrigo Furtado, do Hospital Santa Cruz, ela causa apenas uma perda de peso momentânea. "Nos dias seguintes a pessoa provavelmente irá recuperar o pouco que perdeu", diz. Às vezes, nem mesmo essa perda momentânea é atingida. "Existem diversos líquidos que são mais calóricos do que as comidas sólidas. O estado do alimento não é proporcional a seu poder nutritivo", explica.

Faz mal? Apesar de não funcionar, a dieta não chega a ser um grande risco à saúde. "Como ela é feita apenas um dia por semana, o organismo consegue usar as reservas nutricionais do organismo para suprir a falta que a dieta causará. Teria risco se ela fosse repetida diariamente", explica Furtado.

Da sopa

O que é: se alimentar de sopa durante semanas é a ideia desta dieta. Sua versão mais popular combina a sopa com alimentos específicos para cada dia. Na segunda-feira, por exemplo, o acompanhamento são os legumes. A dieta promete perda de até 5 kg em uma semana.

Veredito: não funciona. Para os profissionais, quando muito, ela terá efeito momentâneo. A nutricionista Vanessa Leonel, que atende na clínica de mesmo nome, explica que muitas sopas têm quantidade calórica semelhante a de uma refeição completa. Além disso, aponta que mudar a alimentação em apenas uma semana do mês não garantirá controle do peso nas demais. "Não adianta restringir o que se come durante sete dias e manter velhos hábitos na semana seguinte. Tudo que foi emagrecido será recuperado facilmente", diz. "Não adianta aumentar as semanas de dieta, dificilmente se conseguirá consumir apenas sopas todo o mês."

Faz mal? Segundo a nutricionista, este é um tema controverso. "Depende muito da sopa escolhida. A dieta compromete o organismo pela falta de proteína, por ser muito restritiva. Mas uma sopa à base de carne pode corrigir um pouco disto."

Dos pontos

O que é: a dieta estabelece pontuação para cada alimento consumido de acordo com uma tabela. Essa mesma classificação indica, de acordo com peso e idade, por exemplo, qual é a pontuação máxima que o adepto pode atingir.

Veredito: a dieta funciona quando praticada corretamente. Segundo Rodrigo Furtado, é uma forma básica do que os profissionais da área, nutrólogos e nutricionistas, receitam a seus pacientes. "É um princípio de reeducação alimentar. Ela prevê grupos alimentares e estabelece a quantidade máxima de carboidratos, açúcares, proteínas e outros elementos. Pode ter resultados prolongados."

A nutricionista Vanessa Leonel concorda. "O ideal é consultar um profissional antes de iniciá-la. Mas como esta não é uma realidade no Brasil, indico que a pessoa avalie como se sente ao longo do dia com a dieta. Se passa bem, sem dores de cabeça ou tontura, é sinal de que a dieta está adaptada a seu tipo físico. Caso contrário, abandone-a e procure um profissional para criar uma dieta adequada."

Faz mal? Não. Segundo os profissionais, esta dieta prevê ao organismo todas as substâncias exigidas rotineiramente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]