• Carregando...

O hábito de se dormir após o almoço é especialmente comum entre os adolescentes. "Eles costumam se sentir muito mais cansados durante à tarde porque, em geral, são privados de sono. Eles acabam dormindo muito menos do que seria necessário, por ir para a cama tarde e ter de acordar cedo para estudar", explica a psiquiatra Gisele Minhoto. O neurologista Marcelo Mariano da Silva também lembra que, nesta fase, como o gasto de energia é maior, as refeições costumam ser mais consistentes, o que pode aumentar ainda mais a sensação de sonolência após o almoço.

Gisele explica que a sesta pode ser recomendada para a garotada, mas o tempo do cochilo é o mesmo recomendado para os adultos. "É importante que eles não durmam muito mais do que 20 minutos, para que não troquem o dia pela noite", avisa.

A psiquiatra ressalta que, embora a sesta traga muitos benefícios, não é fundamental para a nossa saúde. Quem dorme bem durante à noite não precisa se sentir obrigado a dormir à tarde.

Agora, se você já passou da adolescência e mesmo assim sente extrema dificuldade de se manter acordado após às 14 horas, pode ser um sinal de que você não está dormindo o suficiente ou de que a qualidade do seu sono é ruim. "É preciso avaliar se o número de horas de sono de que você necessita está sendo respeitado. Fazer uma boa higiene do sono – fazer uma refeição leve antes de dormir, não ingerir álcool ou cafeína à noite, desligar todas as luzes e os aparelhos eletrônicos do quarto – também é importante. Se nada adiantar e o sono fora de hora persistir, procure um médico", recomenda Mariano da Silva. (JK)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]