O Paraná recebeu nesta semana mais 900 mil doses da vacina contra a gripe A (H1N1). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a previsão é de que outras 900 mil doses cheguem ao estado na próxima semana. Apesar de o estado receber mais doses, algumas cidades ainda sofrem com a falta de vacina.
Em Cascavel, na região Oeste, dos 23 postos de saúde da cidade, oito não tinham mais vacinas na terça-feira. Para repor o estoque, a cidade recebeu mais 3 mil doses, que já se esgotaram. Segundo a prefeitura, já foi encaminhado um pedido para receber mais 50 mil vacinas, mas não houve resposta da Sesa. Ontem, não havia um balanço de quantos postos estão sem as vacinas.
Paranavaí, na região Noroeste, não tem doses para jovens e adultos há uma semana. As vacinas que sobraram foram distribuídas para os idosos, que receberam cerca de 2,2 mil doses. Como o estoque está no fim, a cidade trabalha para imunizar idosos, gestantes e crianças entre 6 meses e 2 anos. As próximas doses deverão ser destinadas ao grupo de adultos entre 30 e 39 anos. No início desta semana, Umuarama, na região Noroeste, não tinha mais doses.
A procura pela vacina tem crescido. Apenas no grupo de portadores de doenças crônicas, Cascavel, na região Oeste, já vacinou o dobro do previsto. Em Curitiba, os grupos de gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos portadores de doenças crônicas já vacinaram mais que o previsto inicialmente. Só no grupo de idosos, que começou a imunização no sábado passado, foram vacinadas 66.178 pessoas, o equivalente a 172,6%.
Idosos
De acordo com a Sesa, até as 17 horas de ontem, 300.698 idosos portadores de doenças crônicas haviam sido imunizados no Paraná. Contra a gripe sazonal foram vacinadas 500.556 pessoas com mais de 60 anos, o que equivale a 43% do total.
O Paraná já havia recebido 5,3 milhões de doses. As vacinas adicionais mais 1,8 milhão de doses deverão ser recebidas na próxima semana são suficientes para vacinar a população que faz parte dos grupos de risco determinados pelo Ministério da Saúde.
Serviço:
Em Curitiba, oito centros municipais de urgências médias vão imunizar as pessoas que pertencem aos grupos de risco neste fim de semana. O horário de atendimento é das 8 às 18 horas. Além disso, será montada uma tenda na Boca Maldita, que vai funcionar das 9 às 17 horas, junto à 2ª Feira do Emprego e da capacitação Profissional de Curitiba.



