Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
Como forma de prevenção contra a gripe A (H1N1), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou ontem projeto de lei que obriga os estabelecimentos que comercializam e manipulam alimentos a disponibilizar álcool gel para os clientes. O projeto também prevê a colocação de avisos sobre a importância da higienização das mãos para prevenção de doenças. Amanhã a proposta será votada em segundo turno e depois segue para sanção do prefeito Beto Richa (PSDB).
Se aprovada, a medida irá atingir restaurantes, bares, lanchonetes e praças de alimentação de shoppings. O autor do projeto, o vereador João do Suco (PSDB), diz que a população irá ter mais uma opção de prevenção. O vereador explica que muitas vezes os clientes com pressa não vão até o banheiro lavar as mãos e, quando o fazem, podem no caminho encostar em superfícies e ser contaminados pelo vírus. "A lei é permanente e vem ao encontro da mudança de cultura", afirma. "O estabelecimento não vai ter custo e, sim, um investimento." Segundo o vereador, a maioria dos estabelecimentos já tem o dispositivo.
A instalação de dispensador de parede com álcool gel na entrada dos estabelecimentos é uma recomendação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR). Os associados também são orientados a ter rigor ainda maior com a higienização de pratos, talheres, copos e outros utensílios, bem como prestar orientações a clientes e funcionários sobre formas de contágio e de prevenção.
Deixe sua opinião