Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
Como forma de prevenção contra a gripe A (H1N1), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou ontem projeto de lei que obriga os estabelecimentos que comercializam e manipulam alimentos a disponibilizar álcool gel para os clientes. O projeto também prevê a colocação de avisos sobre a importância da higienização das mãos para prevenção de doenças. Amanhã a proposta será votada em segundo turno e depois segue para sanção do prefeito Beto Richa (PSDB).
Se aprovada, a medida irá atingir restaurantes, bares, lanchonetes e praças de alimentação de shoppings. O autor do projeto, o vereador João do Suco (PSDB), diz que a população irá ter mais uma opção de prevenção. O vereador explica que muitas vezes os clientes com pressa não vão até o banheiro lavar as mãos e, quando o fazem, podem no caminho encostar em superfícies e ser contaminados pelo vírus. "A lei é permanente e vem ao encontro da mudança de cultura", afirma. "O estabelecimento não vai ter custo e, sim, um investimento." Segundo o vereador, a maioria dos estabelecimentos já tem o dispositivo.
A instalação de dispensador de parede com álcool gel na entrada dos estabelecimentos é uma recomendação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR). Os associados também são orientados a ter rigor ainda maior com a higienização de pratos, talheres, copos e outros utensílios, bem como prestar orientações a clientes e funcionários sobre formas de contágio e de prevenção.
Lula enfrentará travessia turbulenta em 2025 antes de efetivar busca por reeleição
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
2025 será um ano mais difícil para a economia brasileira
Deixe sua opinião