Festa da Padroeira está mantida
Apesar das medidas de prevenção à nova gripe anunciadas pela Arquidiocese de Maringá, a Festa da Padroeira do município (Nossa Senhora da Glória) está mantida. A decisão foi tomada, segundo a nota oficial do órgão, porque a procissão e a missa da festa acontecem ao ar livre.
A festa acontece no dia 15 de agosto, a partir das 18h.
Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
A Arquidiocese de Maringá divulgou nesta segunda-feira (10) uma nota oficial com recomendações a fieis e sacordotes para evitar o crescimento da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. Entre as medidas estão a redução da duração das missas, a diminuição do contato físico durante as celebrações e a suspensão das aulas de catequese e reuniões pastorais em locais fechados. Os horários das missas foram mantidos. A Arquidiocese de Maringá abrange 53 paróquias, de diversos municípios da região.
A nota é assinada pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti. No documento, ele afirma que tomou as decisões porque "em nossos trabalhos de evangelização promovemos atividades que aglomeram e concentram pessoas", o que é propício para a proliferação do vírus influenza, que causa a doença.
A redução da missa deve ser feita, segundo o arcebispo, com cuidado para não prejudicar a celebração. Entre as medidas para diminuir o contato físico, estão a entrega da comunhão somente na mão do fiel (e não mais diretamente na boca) e uma recomendação para que sejam evitados cumprimentos como a abraço da paz e a união de mãos para a reza do Pai Nosso.
A suspensão das aulas de catequese vale até que sejam retomadas as aulas nas escolas da cidade. A Arquidiocese determina ainda que as paróquias oferecem, na medida do possível, álcool em gel para os fieis. Estes, por sua vez, devem evitar ir às missas e a outras atividades da Igreja se estiverem com sintomas de gripe, mesma a comum.
A nota manifesta ainda "total apoio e cooperação a todo o trabalho de conscientização e prevenção que vem sendo realizado pelos órgãos públicos de saúde."
Confira a íntegra da nota:
"NOTA DA ARQUIDIOCESE DE MARINGÁPOR CIRCUNTÂNCIA DA NOVA GRIPE
Queremos manifestar nosso total apoio e cooperação a todo o trabalho de conscientização e prevenção que vem sendo realizado pelos órgãos públicos de saúde. Como em nossos trabalhos de evangelização promovemos atividades que aglomeram e concentram pessoas, queremos orientar, determinando que:
1- Com relação à Catequese: ficam suspensos os encontros catequéticos enquanto estiverem suspensas as aulas nas escolas públicas;
2- Com relação a outras reuniões pastorais: devem também ficar suspensas as que, de modo semelhante, implicarem risco, devido ao número de pessoas, duração e local fechado;
3- Com relação às missas: - diante da situação, dispensamos do preceito da missa dominical;- ficam mantidos os horários de missa;- a comunhão deve ser recebida somente na mão;- sem prejudicar o respeito e a natureza da celebração, procure o sacerdote e as equipes de liturgia e canto, reduzirem o tempo de duração;- evite-se todo gesto de cumprimentos e saudações que impliquem contatos físicos: recepção, abraço da paz, Pai Nosso etc- as pessoas que estiverem com qualquer sintoma de gripe, mesmo a comum, devido ao risco para os outros, não devem participar das missas ou outras atividades da Igreja, enquanto durarem;- na medida do possível, as paróquias coloquem à disposição dois fiéis o álcool gel para higienização das mãos;
4- Com relação à Festa da Padroeira da Arquidiocese e do município de Maringá: fica mantida a programação da procissão e missa no referido dia 15 de agosto, a partir das 18h00, por ser toda ela realizada ao ar livre.
Convocamos todos os católicos, especialmente os agentes da Pastoral da Saúde, da criança, e da Pessoa Idosa, a cooperarem com todas as iniciativas de prevenção dessa nova gripe.
Lembramos que todo o cuidado para proteger a saúde e a vida é profundamente cristão: "Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude" (Jo 10,10)
Portanto, convocamos igualmente a todos, para num momento como esse, também reforçarem seu espírito de fé e confiança em Deus, através da oração, principalmente pelas vítimas e seus familiares,
Fraternalmente
Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá"
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink