Embarcar para uma longa viagem é momento de muitas expectativas. Porém, do embarque ao desembarque, as horas em que o corpo permanece na mesma posição podem trazer uma série de desconfortos. Quem viaja de carro, de ônibus ou de avião principalmente os passageiros da classe econômica estão sujeitos a apresentar dores devido à postura incorreta e inchaço nas pernas por causa da má circulação sanguínea. "Fazer pausas, levantar, se alongar e caminhar ajuda a evitar problemas circulatórios", explica o coordenador do serviço de cirurgia vascular do Hospital de Clínicas da UFPR, Mário Martins.
Segundo o cirurgião, os problemas que acometem o corpo durante uma viagem são mais comuns do que se imagina. Para pessoas sedentárias e idosas, uma viagem pode ser o gatilho para o desenvolvimento de uma trombose quando coágulos entopem as veias que levam o sangue das pernas para o coração.
Exercícios
"Os sedentários sentem mais fadiga durante as viagens, pois têm menos oxigênio circulando na corrente sanguínea. Para melhorar a situação, é preciso se movimentar", afirma a professora do curso de Fisioterapia da PUCPR e doutora em Ergonomia, Auristela Duarte Moser. Com disciplina, os problemas podem ser evitados antes mesmo de colocar o pé na estrada. Perder peso e praticar exercícios físicos permite que o corpo encare a monotonia de uma viagem sem transtornos para a saúde.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
PT não tem “plano B” para 2026 e sucessor de Lula será em 2030, diz líder do governo
Deixe sua opinião