Alguns homens preferem manter o rosto livre de barba e bigode, outros têm a obrigação de eliminá-los por exigências profissionais. Há casos em que, pela grande quantidade e crescimento acelerado, é preciso barbear-se até duas vezes ao dia. Em outros, apenas duas vezes por semana é o suficiente. De qualquer maneira, quem tem o ato de barbear como rotina deve adotar cuidados simples, que evitam agressões à pele e ajudam a manter a boa aparência da face. Confira as dicas de dois especialistas, na matéria de Ana Carolina Nery:
Método
A escolha depende da rapidez, praticidade, tempo de nascimento do pelo e menor incômodo. O mais prático é usar a máquina, pois não requer espuma, permite que se faça em qualquer lugar e não deixa lesões. Mas os pelos nascem depressa, pois são cortados superficialmente. Com cera é arrancado pela raiz e demora para nascer, mas é doloroso. O mais utilizado é com a lâmina/navalha. O pelo é cortado rente à pele. O nascimento é mais lento que com a máquina e mais rápido que com a cera. Quando há muita barba, a retirada provoca pseudofoliculite (pelo encravado). Com cerca de cinco sessões a laser (em média R$ 800 cada) eles deixam de nascer.
Antes de barbear
Lave o rosto com sabonete neutro para remover impurezas. Ao usar lâmina, passe gel (pele oleosa) ou creme (pele seca). Prefira produtos com anti-inflamatórios naturais (camomila, chá verde ou aloe vera), antissépticos (triclosan) e substância refrescante (mentol).
Cravos e cortes
Pelos encravados surgem quando são mais grossos e enrolados. Para evitar, barbeie na direção do pelo. Se você tiver encravamento crônico e extenso, opte pelo laser. Substitua a lâmina periodicamente. O número de lâminas do produto implica em conforto. Quanto maior a quantidade, menos vezes será deslizada sobre os pelos, diminuindo as chances de irritação.
Momento ideal
Faça a barba após o banho, pois a pele estará mais limpa e os pelos macios. A lâmina deslizará melhor e facilitará o corte de pelos mais rentes.
Pós-barba
Sempre utilize creme ou gel pós-barba. Sua fórmula contêm anti-inflamatório, antisséptico e substâncias refrescantes. Lavar a face com água fria também ajuda a contrair os poros e diminuir inflamações.
Fontes: Aguinaldo Bonalume, dermatologista da Paraná Clínicas, e Lincoln Fabrício, dermatologista do Hospital Vita Curitiba.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião