O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que começará a produzir insulina humana a partir deste ano e que espera fazê-lo em escala industrial a partir de 2016.
Em virtude do acordo, o laboratório ucraniano Indar, um dos três maiores produtores de insulina do mundo, transferirá a tecnologia necessária, que será usada pela Fundação pública Oswaldo Cruz (Fiocruz), segundo um comunicado.
O Governo Federal também anunciou a compra de 3,5 milhões de frascos de insulina, que serão recebidos em abril, número que poderá ser aumentado até 10 milhões se for necessário.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse no comunicado que com o acordo pretende "reduzir a vulnerabilidade do país no mercado internacional de remédios, incentivar a produção nacional de ciência e tecnologia e fortalecer a indústria farmacêutica brasileira".
Segundo estudos citados pelo Ministério, 7,6 milhões de brasileiros têm diabetes, dos quais cerca de 900 mil dependem exclusivamente da saúde pública para a obtenção de insulina.
Em recado ao STF, Alcolumbre sinaliza embate sobre as emendas parlamentares
Oposição quer comando da comissão de relações exteriores para articular com direita internacional
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
Deixe sua opinião