A meta de vacinar 95% das crianças menores de 5 anos contra a poliomielite em todo o pais, foi atingida pelo Ministério da Saúde. A campanha nacional imunizou 13,4 milhões de crianças que formam o público-alvo.
Foram repassadas 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de Saúde. Além disso, a pasta liberou R$ 37,2 milhões, por meio do Fundo Nacional de Saúde, aos fundos dos estados e dos municípios para operacionalização das campanhas.
De acordo com o ministério, a meta foi alcançada nos estados do Acre, Amapá, de Rondônia, Alagoas, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e Goiás. Nos estados onde a imunização foi baixa, a campanha poderá continuar até que a cobertura ideal seja alcançada.
O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Embora não haja circulação do vírus em território nacional, este ano, 16 países registraram casos de paralisia infantil e, em três deles, a doença é endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, é fundamental a manutenção da vacinação.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas