• Carregando...

A campanha nacional de vacinação contra a gripe A (H1N1) acaba nesta sexta-feira (21) e o Paraná já superou a meta de imunizar 80% da população que pertence aos grupos de risco determinados pelo Ministério da Saúde (MS). A estimativa é de que 5,3 milhões de pessoas façam parte desse público. No estado, já foram vacinadas 3,9 milhões de pessoas, de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Na última etapa, a campanha é voltada aos adultos entre 30 e 39 anos, um grupo de 1,6 milhão de pessoas no Paraná. Até as 15h30 desta segunda-feira (17), já haviam sido imunizados 497.227 pessoas, cerca de 30% do total, de acordo com a Secretaria do Estado da Saúde (Sesa).

A orientação da secretaria é de que até a sexta-feira (21) pessoas de qualquer um dos grupos prioritários devem procurar os postos de saúde para receberem a dose da vacina. Segundo o secretario Carlos Moreira Junior, gestantes, doentes crônicos, crianças entre seis meses e dois anos e adultos de 20 a 29 anos ainda podem se imunizar.

No estado, apenas os grupos de gestantes e de adultos entre 30 e 39 anos não atingiram a meta de 80%. Entre as mulheres grávidas, 107.563 foram vacinadas, o que representa 77% do total.

Mais doses

A Sesa ainda aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde para a possibilidade de ampliação da campanha de vacinação no Paraná. De acordo com o secretário Carlos Moreira Junior, um primeiro lote adicional de 300 mil doses deve chegar ao Estado ainda nesta semana para cobrir parte do que foi utilizado a mais no Paraná em grupos que tiveram sua previsão inicial extrapoladas, como é o caso dos doentes crônicos, que imunizaram mais de 1,6 milhão de pessoas.

A expectativa é que, com o término da campanha nacional, as doses que sobrarem em outros estados possam ser encaminhadas para o Paraná, que pretende imunizar toda a população do estado. Na última semana, o Conselho Regional de Medicina (CRM-PR) e a Associação Médica do Paraná (AMP) entraram na justiça para garantir que, independentemente da idade, todos os paranaenses recebam a dose da vacina.

Balanço parcial

Cerca de 56,2 milhões de brasileiros já foram imunizados contra a gripe A (H1N1). No país, os grupos dos indígenas, gestantes, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos, adultos jovens (entre 20 e 29 anos) e adultos entre 30 e 39 anos não atingiram a meta de 80%.

Foram imunizados 442.621 indígenas, cerca de 79% do grupo. Já as mulheres grávidas receberam 2 milhões de doses, o que representa 67% do total. Entre os adultos jovens, entre 20 e 29 anos, 26,3 milhões foram vacinados, que equivale a 75%. Por sua vez, os adultos entre 30 e 39 anos tem índice de 25% de imunização, sendo que 7,6 milhões de pessoas já receberam a sua dose do medicamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]