Enquanto no ano passado, no Paraná, 1,9 milhões de doses foram aplicadas, em 2013, 2,8 milhões de pessoas vão receber a vacina| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

Começa nesta segunda-feira (15), em todo o Brasil, a campanha de vacinação contra a gripe. A data da campanha no Paraná foi antecipada em 20 dias neste ano para diminuir a incidência da doença devido às temperaturas mais baixas que começam a ser registradas, principalmente na Região Sul. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas em todo o país até o dia 26 de abril, quando termina a campanha.

CARREGANDO :)

No Paraná, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) anunciou algumas mudanças para o estado. Uma delas é em relação ao volume de vacinas, que nesse ano tem um incremento de 900 mil doses a mais distribuídas, em relação ao volume registrado em 2012. Enquanto no ano passado 1,9 milhões de doses foram aplicadas, em 2013, 2,8 milhões de pessoas vão receber a vacina.

Os brasileiros que têm direito à vacina são os idosos com mais de 60 anos (1.184.212 doses), gestantes (114.677), crianças com idade entre seis meses e um ano, 11 meses e 29 dias (229.353), trabalhadores de saúde (204.460), indígenas (14.571) e população do sistema penitenciário e cadeias públicas (35.970) – está incluído neste grupo a partir deste ano os presos em delegacias.

Publicidade

Em 2013, foram incluídos novos grupos entre os beneficiados. Nesta lista estão as mulheres as mulheres que tiveram bebê até 45 dias antes de tomar a vacina e doentes crônicos. Deste último grupo fazem parte os pacientes portadores de enfermidades respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, imunodeprimidos, com obesidade de grau três e transplantados.

A Sesa divulgou em seu site oficial que os doentes crônicos precisam comprovar a enfermidade por meio da prescrição médica de indicação da dose ou receita do medicamento de uso contínuo utilizado em seu tratamento. Se o paciente não tiver nenhum desses documentos, ele precisa ir à unidade de saúde onde recebe tratamento para solicitar uma atualização no Sistema Único de Saúde.

Medidas de prevenção

No Paraná, segundo informações divulgadas pela superintendência da Sesa, há três frentes de prevenção e tratamento à gripe. Compõem o programa de enfrentamento à enfermidade a vacinação, medidas de prevenção – incentivo ao uso de álcool gel, lavar as mãos, manter ambientes ventilados – e a prescrição do oseltamivir aos pacientes com sintomas de gripe. A orientação a todas as pessoas é que ao apresentar qualquer sintoma a medida correta a ser tomar é ir ao hospital para que um médico possa fazer uma avaliação e prescrever o medicamento correto, de acordo com a enfermidade apresentada.

Mais informações

Publicidade

Para saber a qual regional de saúde sua cidade pertence, acesse o site da Sesa.