O Ministério da Saúde decidiu antecipar este ano a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nos três estados do Sul do país. Além disso, o ministério fornecerá mais doses da vacina antigripal.
Este ano, a campanha começará no dia 15 de abril - 20 dias antes do 5 de maio, data que em 2012 marcou o início da vacinação.
Ao invés dos 1,9 milhão de doses do ano passado, em 2013 o Paraná vai receber 2,8 milhões de doses da vacina, segundo informações da Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado.
No total, os três estados da Região Sul vão receber 7,7 milhões de doses (1,8 milhão para Santa Catarina e 3,1 milhão para o Rio Grande do Sul) - ante 5,3 milhões no total do ano anterior, sendo na época 1,5 milhão para SC e 1,9 milhão de doses para o RS).
O Rio Grande do Sul, aliás, tem o maior número de doentes crônicos e idosos, por isso recebe um lote maior de doses da vacina.
"Esse aumento no número de doses possibilitará vacinar outros grupos, além dos tradicionais nas campanhas anuais (crianças até 2 anos, indígenas, trabalhadores de saúde, gestantes e idosos). O ministério definirá quais serão, mas adiantou que entre eles deverão estar os portadores de determinadas doenças crônicas e as mulheres no período pós-parto", informou o superintendente de Vigilância em Saúde no Paraná, Sezifredo Paz, em entrevista à AEN.
Deixe sua opinião