• Carregando...

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) prorrogou o prazo de imunização contra a gripe A (H1N1) no estado apenas para dois grupos: o de crianças entre 2 e 5 anos incompletos e o de gestantes, que podem receber a dose a qualquer momento. Até a próxima sexta-feira (11), essas pessoas podem procurar as unidades de saúde para se vacinarem. O anúncio foi feito pelo secretário Carlos Moreira Junior, na última quarta-feira (2). No entanto, o estado também não atingiu a meta de imunização entre os adultos que tem de 30 a 39 anos.

De acordo com dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), no Paraná, 1.167.634 de doses da vacina contra a gripe foram aplicadas para os adultos desta faixa etária, o que corresponde a 71% do total.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou na tarde desta sexta-feira (4) que não havia previsão de prorrogar a vacinação dos adultos entre 30 e 39 anos - mesmo o estado não atingindo a meta de imunização do referido grupo prioritário. Sendo assim, as doses contra a gripe A ainda serão aplicadas nas gestantes e nas crianças entre 2 e 5 anos incompletos.

A exigência do Ministério da Saúde é de que, no mínimo, 80% do público-alvo de cada grupo sejam imunizados. A orientação é de que as secretarias estaduais e municipais de saúde administrem o medicamento para alcançarem a meta de imunização.

O índice de vacinação das crianças entre 2 e 5 anos incompletos é baixo. Foram 96.947 doses distribuídas, o que representa 22% do grupo no estado. Este foi o último grupo incluído no calendário oficial de vacinação pelo Ministério da Saúde. Para a efetividade da vacina, as crianças devem receber duas doses.

Embora as gestantes já tenham alcançado o índice de 80%, as mulheres podem receber a vacina a partir do momento em que a gravidez é confirmada.

Capital

Em Curitiba, a vacina contra a gripe A (H1N1) será aplicada apenas nos dias úteis e no horário normal de funcionamento das unidades de saúde. A vacina é oferecida apenas para crianças entre 2 e 5 anos incompletos e gestantes.

Até o encerramento da campanha na quarta-feira (2), as crianças de 2 a 5 anos incompletos de Curitiba eram as únicas abaixo dos 80% de cobertura. Segundo a Central de Vacinas da secretaria municipal de saúde, foram aplicadas 55.313 doses para esse grupo, o que corresponde a 79,4%. Os adultos de 30 a 39 anos encerraram a campanha com 82,8% de cobertura, com 262.808 doses pessoas imunizadas. Os outros grupos superaram as estimativas iniciais.

Balanço

No Brasil, já foram aplicadas 74,1 milhões de doses. Os grupos de gestantes, adultos entre 30 a 39 anos e crianças entre 2 e 5 anos incompletos ainda não atingiram a meta de 80% de imunização. Foram vacinadas 2,1 milhões de mulheres grávidas, o que corresponde a 71%. A cobertura vacinal dos adultos entre 30 a 39 anos é de 61%, com 17,8 milhões de doses aplicadas. Entre as crianças de 2 a 5 anos incompletos, o índice é de 25%, com 1,3 milhão de crianças imunizadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]