Em ao menos cinco estados – Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mara­nhão, Pará e Alagoas –, houve fal­ta de vacinas no início da segunda etapa de vacinação contra a gripe A (H1N1), a gripe suína. A atual fase da vacinação, que vai até 2 de abril, é direcionada a grávidas, crianças e doentes crônicos.

CARREGANDO :)

No Rio, o problema atingiu a vacinação de grávidas. Segundo a Secretaria da Saúde, até ontem só 66 dos 92 municípios haviam retirado seus lotes. Em Belo Horizonte, o problema prejudicou grávidas e crianças. Na segunda-feira, faltavam doses em 49 dos 147 postos – o problema persistia ontem em alguns locais. Segundo a Secretaria da Saúde, a cidade recebeu 68% das doses. O ministério disse enviar quantidade menor para evitar problema com estocagem.

No Maranhão, o problema en­­volveu doentes crônicos. Como não há necessidade de comprovação da condição, muitos teriam alegado ser portadores de tais enfermidades para se vacinar. No Pará, houve atrasos na distribuição em Altamira.

Publicidade

O Ministério da Saúde afirmou que, pelo fato de ser a primeira campanha contra a gripe A, é possível que ocorram "problemas pontuais de logística’’, mas diz que não faltará vacina.