Os tratamentos estéticos não-cirúrgicos como o "Botox" (Toxina Botulínica), deveriam ser aplicados apenas por pessoas qualificadas como médicos, enfermeiros e dentistas, segundo uma lista de recomendações publicada nesta terça-feira por um grupo de cirurgiões britânicos.
O Royal College od Surgeons (RCS) detalhou uma série de medidas com as quais pretende evitar que pessoas sem preparação médica específica, como esteticistas, possam realizar procedimentos estéticos como a administração de injeções de "Botox", uma toxina utilizada para paralisar temporariamente os músculos.
Com a divulgação dessa lista de recomendações, o RCS tenta pôr fim às chamadas "festas do Botox", populares no Reino Unido, onde grupos de pessoas se reúnem em domicílios particulares para receber essas injeções por pessoas que não têm a preparação adequada para esse tipo de procedimento.
Além das recomendações do RCS, o Governo britânico avalia se é necessário introduzir uma legislação mais dura para regular essas práticas, enquanto Bruce Keogh, diretor médico do Serviço Nacional de Saúde (NHS), está realizado uma investigação na indústria estética cujas conclusões devem ser divulgadas perante o Executivo em março.
"Enquanto os colegas e as organizações profissionais involucradas nas práticas estéticas não são nem reguladoras e nem legisladoras, os profissionais têm a responsabilidade de proporcionar padrões", disse nesta terça-feira o presidente da RCS, Norman Williams.
Williams disse que a RCS se preocupa "que nem todos os que oferecem procedimentos estéticos sejam qualificados adequadamente e que os pacientes não recebam as informações necessárias antes dos tratamentos".
"Esperamos que estes padrões contribuam para a investigação sobre o setor que está sendo realizada por Bruce Keogh e melhorem a qualidade no cuidado com os pacientes", disse.
Entre as recomendações do Royal College of Surgeons, há uma que diz que qualquer pessoa que passará por um procedimento estético deve passar por uma avaliação psicológica antes.
Também há recomendações para que só os que tenham as qualificações necessárias possam realizar ditos procedimento, como a cirurgia para colocar silicone e diminuir as mamas, lipoaspiração e tratamentos de "Botox".
Além disso, esses procedimentos devem ser realizados em clínicas registradas que contenham equipamento de reanimação para possíves casos de emergência.
Por sua vez, a Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos (BAAPS), que representa aproximadamente um terço destes profissionais no Reino Unido, também aplaudiu a introdução de controles mais estritos.
Segundo números estimados, em 2011 foram realizados 669.711 procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos no Reino Unido, embora segundo dados da BAAPS, apenas 43.172 foram efetuados por membros dessa associação.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião