O uso de aspirina todo dia é desaconselhado para pessoas com histórico de úlcera gástrica. Estudo divulgado no BMC Medicine, feito com pacientes que já haviam tido úlceras, mostrou que a cada grupo de 50 pessoas que tomam o remédio diariamente, há um caso de complicação, como úlcera perfurada. Pessoas mais velhas, homens e consumidores de outros anti-inflamatórios têm risco maior.
Pesquisa recente publicada no início do mês pelo jornal Lancet mostrou, por outro lado, que, com uso diário e contínuo, o remédio protege contra câncer. Mas a aspirina também é perigosa para quem tem asma. Uma revisão de estudos publicada no British Medical Journal mostrou que um em cinco asmáticos tem uma reação ao remédio conhecida como asma induzida por aspirina.
O consumo regular do analgésico também pode causar perda auditiva, especialmente em homens com menos de 59 anos, conforme uma pesquisa norte-americana feita com 26 mil pessoas. O estudo, publicado no American Journal of Medicine, não encontrou riscos para homens mais velhos.
Deixe sua opinião