Nas ruas
Ao longo do ano, diversas corridas de rua são realizadas em Curitiba e região. Algumas das mais populares fazem parte do Campeonato Adulto de Corridas de Rua da Prefeitura. Para competir, é preciso fazer um cadastro (gratuito) na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Rua Desembargador Westphalen, 1.566). Após isso, o corredor inscreve-se pelo site da prefeitura e, antes da corrida, é necessário levar uma lata de leite em pó. Próximas provas: 17 de maio; 5 de julho; 16 de agosto. Informações pelo www.curitiba.pr.gov.br no link da Secretaria de Esportes. A Rede Paranaense de Comunicação (RPC) também estimula os corredores em programas como o Circuito Gazeta do Povo de Corridas de Rua, realizada em parceria com a Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte. As próximas provas estão marcadas para:
7 de junho: 1ª Corrida Ecológica de Quatro Barras.
4 de outubro: 9ª Corrida Serra da Graciosa.
Informações pelo site www.procorrer.org.br e (41) 3232-5649.
A professora de educação física e estudante de nutrição Amanda Karolina Gomes, 23 anos, não quer se tornar uma corredora profissional. Apesar disso, desde o início do ano ela treina sério, a fim de participar da Maratona de Curitiba (42,195 km), que acontece em novembro.
"Mesmo que eu não complete a prova, quero poder curtir o evento", diz Amanda, que em breve pretende fazer a sua primeira corrida de rua, de 10 quilômetros. Segundo ela, a vontade de competir é um estímulo a mais para seguir correndo. "A corrida é uma terapia para mim e, com a motivação do treino, ela fica muito mais prazerosa", explica.
Quase diariamente, Amanda corre de cinco a oito quilômetros na esteira e pelo menos uma vez por semana em parques, para não se afastar demais da realidade de uma prova. Segundo Marco Aurélio Piazza, instrutor de corrida da Academia Gustavo Borges, a exemplo de Amanda, não há problema se uma pessoa que só corra em esteira depois vá encarar um desafio de rua, desde que ela esteja de fato preparada para isso.
"Treinar em esteira não é o ideal, pois não se enfrenta vento, curvas, buracos e todo o resto que se encontra em uma prova. Mas a esteira não chega a comprometer tanto a performance do corredor e apresenta até alguns benefícios. Por exemplo, nela é mais fácil corrigir a postura e os movimentos da pessoa", acrescenta o instrutor de corrida e diretor da Trainer Assessoria Esportiva, Fábio Alonso, conhecido por Tchê.
A primeira vez
O administrador Caio Alexandre Antunes de Oliveira, 34 anos, considerava-se sedentário, até que, em outubro de 2008, passou a treinar corrida ao ar livre, com o intuito de melhorar seu condicionamento físico. Com um preparador, Caio iniciou um treino com caminhada e que, dois meses depois, evoluiu para uma corrida ininterrupta. Desde então, ele corre de três a quatro vezes por semana, por 30 a 45 minutos, alternando distâncias e velocidades.
Caio revela que não cogitava participar de uma corrida de rua, mas estando em meio a colegas que competiam, acabou ficando com vontade. No dia 15 de março, Caio fez sua primeira prova, que coincidiu com a 1ª Etapa do Campeonato Adulto de Corridas de Rua da Prefeitura. Foi também a primeira ocasião em que ele correu 11 km de uma só vez, demonstrando que as distâncias dessas corridas não são impedimento para um corredor iniciante.
De acordo com Caio, mais do que superar essa quilometragem, a dificuldade foi subir por algumas ruas. "Isso me surpreendeu. Andando de carro você não se dá conta das inclinações que elas têm". Resistir ao cansaço no meio da prova também foi difícil, conta ele. "Eu me senti melhor nos últimos dois quilômetros. Provavelmente o meu corpo já estava mais adaptado e eu estava animado com a conclusão da prova e com o incentivo das pessoas na rua."
Todo esse esforço que durou 1 hora e 25 minutos valeu a pena. A sensação de chegar com uma medalha de participação em casa, diante da esposa e dos filhos, "foi muito boa", lembra Caio, que já planeja participar de uma próxima corrida.
* * * * *
Dicas
Para encarar as ruas da cidade, siga algumas orientações:
No treinamento
Busque orientação de um profissional e inicie um treino direcionado a esse objetivo.
Para evoluir, não basta correr sempre da mesma forma. É preciso variar distâncias e intensidades de corrida para o corpo adquirir potência e resistência.
De preferência, corra em um dia e descanse no outro.
Antes da prova
Chegue descansado. Um corredor iniciante não precisa correr 10 km dias antes de fazer uma prova. Se fizer isso, pode não aguentar correr a prova depois.
Duas horas antes da prova faça uma alimentação leve e rica em carboidratos.
Chegue com uma hora de antecedência para evitar tumulto no momento de pegar o seu kit de prova.
Faça um aquecimento e alongamentos articulares.
Durante
Cuidado com a largada. Deixe os mais rápidos saírem na frente, para evitar empurra-empurra, atropelamentos e pisões.
Saia um pouco mais lento do que o seu ritmo normal de treino. Tente chegar no meio da prova com uma sensação de leve cansaço, podendo acelerar o ritmo no final.
Beba água em pelo menos dois pontos da prova. Evite exageros na água.
Depois
Faça um desaquecimento e um alongamento geral.
Hidrate o corpo e comemore. Você merece!
Fontes: Marco Aurélio Piazza, instrutor de corrida da Academia Gustavo Borges, Fábio Alonso, instrutor e diretor da Trainer Assessoria Esportiva e Leandro Hadlich, coordenador geral da HP Sports Assessoria Esportiva.
* * * * *
Serviço
Procorrer: Av. Vicente Machado, 320. Tel.: (41) 3222-6262. www.procorrer.com.br
Fairplay Brasil: Shopping Palladium. Tel.: (41) 3212-3736. www.fairplaybrasil.com
Centauro: Shopping Palladium, Parkshopping Barigui e Shopping Estação. Tels.: (41) 3212-3741; (41) 3317-6211; (41) 2101-0054. www.centauro.com.br
Bula Verdde: Av. Sete de Setembro, 5.610. Centro (41) 3015-4250. www.saferunners.com.br
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião