• Carregando...
No Paraná, cerca de 1,3 milhão de pessoas foram imunizadas até esta sexta-feira. Número equivale a mais de 80% da população mais vulnerável à gripe | Agência de Notícias do Paraná / Divulgação
No Paraná, cerca de 1,3 milhão de pessoas foram imunizadas até esta sexta-feira. Número equivale a mais de 80% da população mais vulnerável à gripe| Foto: Agência de Notícias do Paraná / Divulgação

A campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria nesta sexta-feira (1º), foi prorrogada até o dia 8 de junho em Curitiba. A meta de imunizar pelo menos 80% do público alvo -- idosos, gestantes e bebês com 2 anos incompletos – já foi atingida, informou a Secretaria de Saúde. O prazo maior servirá para aumentar a quantidade de pessoas vacinadas.

Até o fim da manhã, 215,7 mil pessoas (84,9% da meta) foram imunizadas contra a doença na capital. Nas outras cidades do Paraná, a Secretaria Estadual de Saúde encerrou a campanha, mas manterá as vacinas disponíveis para quem ainda não recebeu a dose.

A diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde em Curitiba, Karin Luhm, disse que ainda não foi atingida a meta de imunizar, no mínimo, 80% das grávidas. "É importante que todas saibam que a vacina é segura para elas e os seus bebês e que ela pode ser tomada em qualquer fase da gestação." Apenas 13,4 mil mulheres em fase de gestação foram imunizadas, o que equivale a 72,3% da projeção estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Os outros dois públicos-alvo tiveram uma cobertura superior a meta. Os bebês de 6 meses a 2 anos incompletos foram responsáveis pela aplicação de 32,2 mil doses (86,5%) e os idosos por 169,8 mil (85,7%).

Paraná

Em todo o estado, a cobertura mínima também foi atingida na média das cidades paranaenses. Porém, em algumas regiões a quantidade de pessoas vacinadas ainda está abaixo do ideal. Dados do Programa Estadual de Imunização aponta que 1,3 milhão de pessoas foram imunizadas até esta sexta-feira.

Dos 399 municípios, 160 ainda não atingiram a meta de 80% de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde. O grupo com menor adesão também foi o das gestantes, com 67% - o que significa que 72,4 mil futuras mães procuraram uma unidade de saúde para se imunizar. De acordo com a secretaria, o número estipulado pelo ministério corresponde ao total de gestações previstas para este ano, o que leva a uma meta superestimada.

Com isso, a Secretaria Estadual de Saúde manterá as vacinas dos postos para que as pessoas que ainda não receberam a dose possam ser imunizadas nos próximos dias. "A vacina continuará disponível em todas as unidades de saúde do Estado, das 8 às 17 horas, inclusive nos municípios que já vacinaram mais de 80% da população-alvo ", disse o superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria, Sezifredo Paz.

Sete estados cumpriram meta

O Ministério da Saúde informou que, até a manhã desta sexta, sete estados alcançaram a meta de vacinar 80% do público-alvo da campanha contra a gripe – Santa Catarina (87,89%), Acre (82,51%), Alagoas (81,69%), Amapá (84,21%), Paraná (80,56%), Goiás (82,85%) e Distrito Federal (84,21%).

O último balanço indica que 21,8 milhões de pessoas foram vacinadas. O número representa apenas 72,4% do público-alvo. A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas em todo o país, o equivalente a 80% da população mais vulnerável a doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]