A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que um homem de 75 anos, diabético e com reumatismo que morreu no dia 14 de agosto, foi vítima do vírus Influenza H3. Este é o segundo caso do tipo e a sétima morte por gripe na capital em 2013. Segundo a SMS, ele havia se vacinado e chegou a iniciar o tratamento com o medicamento Tamiflu, mas não resistiu à doença.

CARREGANDO :)

Apesar disso, o número de atendimentos a pacientes com algum tipo de problema respiratório pela rede pública de saúde está baixo. Historicamente, a média é de 25% das ocorrências e, na última semana, apenas 20,63% se enquadravam nessa situação.

Paraná

Publicidade

O número de atendimentos é cada vez menor no restante do estado. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), os casos da doença estão caindo gradativamente desde a semana de 30 de junho a 6 de julho, quando foi registrado o auge das ocorrências. Até agora, foram registrados 1.315 casos e 53 mortes.

A recomendação à população é manter hábitos saudáveis, como lavar as mãos com frequência e manter os ambientes bem ventilados. Caso haja suspeita de gripe, é importante ir a uma unidade de saúde o mais rápido possível. "O medicamento Tamiflu é ideal se tomado até 48h depois do início dos sintomas", explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.