Estilo de vida e alimentação são os campos de batalha onde hábitos bons e maus se enfrentam. Alguns deles, como o consumo exagerado de carnes, podem representar riscos à saúde, como explica a nutricionista Ana Cristina Miguez, professora de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Caso ultrapasse o limite de 120 gramas diários, sobrecarregar os rins, que filtram sujidades, e aumentar a pressão arterial são apenas alguns dos malefícios. Em excesso, sua digestão irrita o intestino grosso e o reto, devido à liberação da substância tóxica nitrosamina. "Se a pessoa tem um trânsito intestinal adequado, em 24 horas ela libera essa toxina nas fezes, caso contrário, essa substância pode provocar câncer", diz.
Além da redução no consumo de carne, a escolha pelos alimentos integrais também é uma boa mudança de hábito. "O organismo se esforça mais para metabolizá-los, reduzindo o número de calorias assimiladas, além do benefício de consumir mais fibras e vitamina B."
Quanto ao estilo de vida, a importância de manter hábitos de higiene é ressaltada pela infectologista Marta Fragoso, do Hospital Vita. Lavar as mãos sempre, principalmente antes e depois de ir ao banheiro e após tossir ou espirrar, diminui o número de casos de conjuntivite, meningite e diarreia. "Manter o calendário vacinal de gripe (anual) comum e pneumonia (a cada 5 anos) em dia também é positivo, principalmente para idosos acima dos 60 anos. A de tétano, para todos, deve ser renovada a cada 10 anos", diz ela. Para as mulheres, a vacina contra o HPV evita o câncer de colo de útero e deve ser prescrita pelo ginecologista.
Ter um sono regular, diz Marta, influencia o sistema imunológico. "Aquelas pessoas que vivem em baladas, não se alimentam bem, bebem demais e fazem regime, ficam suscetíveis à tuberculose, pneumonias e outras infecções."
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião