A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já iniciou a distribuição das doses das vacinas contra a gripe A para as Regionais de Saúde, que farão a descentralização aos municípios. O primeiro lote, que será destinado para a imunização de profissionais da saúde e indígenas, tem 167 mil doses.
A primeira etapa da campanha começará na próxima segunda-feira e os municípios devem iniciar a busca ativa dos profissionais, nos hospitais e nas próprias unidades de saúde, bem como da população indígena. Esta etapa da campanha vai até o dia 19 de março, quando o público-alvo passará a ser gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos.
A expectativa da Sesa é receber 5 milhões de doses da vacina. Segundo a agência de notícias do governo do estado, as seringas utilizadas para a vacinação nas duas primeiras etapas já foram enviadas pela Sesa às Regionais de Saúde.
Por meio da agência do governo, a coordenadora do programa estadual de imunizações, Beatriz Bastos Thiel, informou que a única contraindicação para a vacina é a hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula. Toda a campanha terá como base os sistemas já utilizados por outras campanhas de imunização, atingindo, pelo menos, as duas mil Unidades Básicas de Saúde existentes em todo o Paraná, além de postos móveis definidos pelos próprios municípios.



