• Carregando...
 |
| Foto:

Um ou dois dias de atraso menstrual são capazes de deixar muitas mulheres desconfiadas – e até mesmo assustadas – diante da possibilidade de uma gravidez. Nessas horas, correr para a farmácia mais próxima e adquirir um teste para ser feito em casa parece ser a saída mais prática para sanar a angústia, mas não adianta ter pressa. "Se a menstruação atrasou há menos de sete dias, existe a possibilidade de o teste dar um falso negativo e a mulher, na verdade, estar grávida. Para ter um resultado confiável, é preciso aguardar pelo menos dez dias sem menstruação", explica o ginecologista, obstetra e professor do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Sheldon Botogoski.

Tanto o teste de farmácia quanto o teste sanguíneo, feito em laboratório, detectam a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), produzido pela mulher durante a gestação. "Nenhum dos dois [testes] é capaz de detectar a gravidez no primeiro dia de atraso menstrual. É preciso dar um tempo para que o corpo produza hCG em quantidades detectáveis", alerta Botogoski.

Particularidades

O teste feito em casa sinaliza a presença ou a ausência do hormônio a partir da urina, já o exame de sangue mostra a quantidade de hCG no organismo. O número indicado pelo teste de laboratório ajuda o médico a descobrir há quanto tempo a mulher está grávida. "O teste comprado na farmácia é um teste rápido, mas o resultado precisa ser confirmado por um exame de sangue, que é mais eficiente e detecta a gravidez de forma mais precoce, pois é mais sensível à presença do hormônio", explica o endocrinologista e diretor dos laboratórios Frischmann Aisen­gart, Mauro Scharf.

Ele explica que o atraso menstrual e a produção de hCG não acontecem somente na gravidez. Em casos raros, a presença de tumores de ovário provoca essas mesmas alterações. Assim, fazer apenas o teste de farmácia pode levar a mulher a acreditar em um falso positivo quando, em vez de gravidez, existe um problema de saúde.

Semelhanças e diferenças

Saiba quais são as principais diferenças e semelhanças entre os testes de farmácia e de sangue:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]