São Paulo - As verrugas genitais causadas pelo HPV (papilomavírus humano) provocam mais impacto na vida das mulheres do que as lesões internas provocadas pelo mesmo vírus, invisíveis a olho nu, porém mais graves. A conclusão é de um pequeno estudo com 29 pacientes da Santa Casa de São Paulo.
O levantamento mostra que a preocupação e o medo são os sentimentos campeões quando o diagnóstico da doença é revelado, seguidos pela raiva, relacionada ao parceiro.
O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum e afeta cerca de 630 milhões de pessoas no mundo. Há três tipos de manifestação do HPV: a verruga genital, de baixo risco, a lesão pré-cancerosa e o câncer. As duas últimas são de alto risco.
Segundo a ginecologista Adriana Campaner, coordenadora do estudo, o diagnóstico do HPV causa brigas entre as mulheres e seus companheiros. Entre as avaliadas, 21% relataram conflito com o parceiro, ligando a doença à infidelidade, e 10% romperam relações por causa disso. Mas, diz Campaner, essa reação é equivocada, porque não é possível saber quando a pessoa contraiu o vírus. "A manifestação das lesões pode levar anos."
Deixe sua opinião