Boa opção para o café da manhã, os cereais matinais são encontrados em diversas formas, cores e valores nutricionais. Embora a primeira ideia que se tenha é de que se alimentar deles pela manhã é saudável, os nutricionistas ressaltam que há diferenças entre eles e que é importante escolher o produto ideal de acordo com a idade e com os benefícios que cada um proporciona.
A nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças Marinês Cristine Silveira explica que o ideal na hora de escolher o cereal matinal é que ele tenha ingredientes integrais, com maior quantidade de fibras, que facilitam o funcionamento do intestino. "Quanto mais integral, mais nutritivo e a pessoa demora mais tempo para sentir fome pois estende a sensação de saciedade."
Cada cereal tem sua quantidade específica de fibras, proteínas, vitaminas e calorias. Para as crianças, o correto é evitar aqueles muito açucarados e preferir os que têm maior quantidade de outros nutrientes. "É importante que a mãe fique atenta na embalagem na hora de escolher o cereal para o filho. Hoje os fabricantes se preocupam mais em incluir vitaminas e minerais na composição desses produtos", diz a nutricionista da Clínica Médica Augusto Laffite, Luciana Fontoura Laffite.
Para adultos, Luciana recomenda que a preferência seja pelos cereais com bastante fibras, em flocos ou em grãos, mas que a quantidade consumida no dia seja de, no máximo, uma xícara, já que o excesso pode causar cólica intestinal e gases. Uma boa dica é fazer uma mistura de diversos tipos, para evitar o excesso de um único nutriente e ter uma alimentação mais balanceada.
Para quem costuma não comer bem ao longo do dia, Marinês recomenda cereais integrais ou em flocos grossos, para complementar a carência de nutrientes das outras refeições. Se a alimentação diária for completa, outros tipos de cereais que não os ricos em fibras são os mais adequados, para que não ocorra excesso.