A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, afirmou nesta quarta-feira (2) que é esperado "um grande" número de novos casos da gripe A (H1N1). "O melhor que todos podemos fazer são coisas muitos simples", entre as quais, destacou, lavar as mãos e cobrir a boca ao tossir. Segundo ela, é muito provável que haja novas infecções antes de haver uma vacina disponível contra a doença.
Napolitano estava entre um grupo de membros do gabinete que relataram ao presidente Barack Obama, na terça-feira (1º), sobre as preparações do governo federal e o planejamento para o outono para o combate à gripe suína. Outro membro do gabinete, o secretário da Educação, Arne Duncan, afirmou em outra entrevista que é fundamental manter as escolas abertas e funcionando
Os EUA já registraram 550 mortes em razão da enfermidade. Um painel científico informou, em relatório à Casa Branca, que era possível que até 30% da população norte-americana contraísse o vírus. Segundo essa projeção, o número de mortos poderia ficar entre 30 mil e 90 mil.
Vacina
Napolitano disse que os primeiros lotes de vacina devem ir para pessoas com problemas de saúde e para grávidas. O desenvolvimento da vacina está em andamento e ela deve estar disponível em outubro. Certos grupos são mais vulneráveis ao vírus, entre eles crianças abaixo de 2 anos, gestantes e pessoas com problemas de saúde, como asma, diabetes ou doenças cardíacas.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião