Segundo dados do Ministério da Saúde, a osteoporose atinge hoje cerca de 10 milhões de brasileiros, sendo que a maioria dos casos ocorre em mulheres acima de 50 anos. A osteoporose é silenciosa, pois geralmente só é descoberta quando há uma fratura.
A partir da próxima sexta-feira (13), é a vez de Curitiba receber o "Tour da Saúde Óssea", evento organizado pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) com o intuito de promover conscientização sobre osteoporose. A capital paranaense é o terceiro município percorrido pela campanha, que já passou por São Paulo e Belo Horizonte.
Em Curitiba, a ação será realizada no Parque Atuba, no bairro Atuba, entre as ruas Pintor Ricardo Krueger e Arnoldo Wolf Gaensly. No local, haverá uma unidade móvel na qual os visitantes acima de 45 anos poderão realizar exames preventivos de avaliação e densitometria óssea (exame utilizado para diagnosticar osteoporose).
Além disso, uma estrutura inflável em forma de osso, com 27 metros de comprimento, vai abrigar uma exposição com informações e curiosidades sobre a estrutura óssea, alimentos e atividades que contribuem para a manutenção da saúde óssea.
Em Curitiba, a campanha contará ainda com a participação da Secretaria Municipal da Saúde. Uma equipe do órgão encaminhará as pessoas ligadas ao serviço de saúde do município que apresentarem alteração nos exames para continuidade do atendimento pelos serviços de saúde da cidade.
O evento segue até o dia 15 de setembro, sempre das 9 às 17 horas. A visita ao osso será gratuita e a realização dos exames seguirá a distribuição de senhas.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião