• Carregando...
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde alertam que não mandam informações por e-mail | Divulgação
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde alertam que não mandam informações por e-mail| Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná fez um alerta, na tarde desta segunda-feira (14) aos internautas. Um e-mail falso com informações sobre a gripe A H1N1 pode colocar em risco o computador do usuário. A mensagem traz uma nota falsa do Ministério da Saúde sobre o lançamento de um suposto manual de prevenção contra a nova gripe.

O e-mail pede que o internauta clique em um link chamado "Visualizar Manual de Prevenção", que quando acessado ataca o computador do usuário com vírus. Nem o ministério, nem a secretaria não passam informações por e-mail.

"Recomendamos que as pessoas busquem informações sobre doença somente em sites oficiais, que são fontes seguras para se obter atualizações sobre a doença", disse o secretário da Saúde, Gilberto Martin, segundo a Agência Estadual de Notícias (AENotícias), órgão responsável pela divulgação das informações oficiais do governo do estado.

Segundo Tarso Queiroz, coordenador de segurança digital da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), uma das principais características de arquivos com vírus é que sempre que clicados é solicitada a instalação de algum programa. "Além disso, ao passar o mouse no link o usuário deve atentar para o endereço exibido, que normalmente aponta para um endereço de site não oficial", explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]