A última análise epidemiológica divulgada pela Secretaria estadual da Saúde mostra que mais de 40 mil paranaenses receberam atendimento para a nova gripe. Este controle é possível porque cada paciente passou por atendimento médico, público ou privado, e teve seus dados preenchidos pelo médico numa ficha de notificação. A ficha é processada pelas 22 Regionais de Saúde, que lançam a informação no cadastro nacional do Ministério da Saúde, conhecido como Sistema de Informação de Agravos de Notificação, o Sinan. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Estes 40 mil pacientes são considerados casos notificados, ou seja, apresentaram sintomas de gripe, procuraram assistência médica e foram investigados como suspeitos da doença. Essa confirmação ocorreu ou por exame laboratorial, ou exame clínico. Os casos que coletaram material para a análise são subdivididos em confirmados e descartados. Desde o dia 27 de julho o Lacen/PR já processou mais de 7 mil exames, uma média de 200 exames por dia.
O Ministério da Saúde já enviou ao Paraná 183.110 tratamentos com oseltamivir (nome comercial do Tamiflu) para adultos e crianças. Desses, pouco mais de 50 mil já foram enviados pela Secretaria aos municípios.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião